|

Para inspirar mais cidades a atuar pelo caminhar, ONG lança vídeos dos projetos vencedores do primeiro prêmio no tema no Brasil

Vídeos contando dos projetos de Fortaleza, Caruaru e Conde vencedores da primeira edição do Prêmio Cidade Caminhável/ ou do prêmio inédito de caminhabilidade, contam sobre custos, tempo de realização e impactos das iniciativas.

Conde mostra como as cidades pequenas podem ter ruas mais acolhedoras e caminháveis usando recursos próprios e com muito pertencimento

A Reurbanização do Centro de Conde, realizada entre 2018 e 2020,  redesenhou as ruas e espaços públicos do centro de Conde (com cerca de 25 mil habitantes) para priorizar quem caminha a partir do paradigma da mobilidade humana.

O processo foi muito inovador, pois além de ser participativo, realizou um concurso nacional de ideias para chegar no resultado final. Flávio Tavares (Secretário Municipal de Planejamento de Conde de 2017-2020) e Raissa Monteiro (Coordenadora de Planejamento Territorial da Prefeitura de Conde 2017-2020) contam como área passou a ser um espaço de encontro e confraternização de pessoas de diversas faixas etárias, estimulou o uso das ruas à noite e ativou o pertencimento e zeladoria da população.

A Via Parque, em Caruaru, Pernambuco, que teve sua primeira etapa entregue em 2019 e a segunda em 2020, transformou 8 km da linha férrea que cruza a cidade em um parque linear e corredor de deslocamentos ativos que conecta 16 bairros e diferentes contextos urbanos.

Swami Lima (Secretário de Planejamento e Gestão) conta da importância do projeto em estimular deslocamentos a pé, por meio de uma infraestrutura que proporciona segurança, qualidade e conectividade, reforçando o caminhar como a principal forma de deslocamento dos habitantes de Caruaru. Além disso, Fernanda Oliveira (Gerente de Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos) fala sobre como a Via Parque promove a integração das pessoas e tem gerado diversas dinâmicas de ocupação e apropriação do espaço pela população.

O Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza, no Ceará, foi desenvolvido de 2017 a 2020 e tem papel estratégico no desenvolvimento urbano da cidade pois, segundo os dados da Pesquisa Origem-Destino (2020), cerca de 37,7% dos deslocamentos na capital cearense são realizados a pé.

A construção de um Plano Municipal específico de caminhabilidade é inovadora no contexto brasileiros, bem como os espaços políticos para se construir e reivindicar melhorias específicas das condições do caminhar nas cidades brasileiras. Sendo assim, além de buscar a qualificação do espaço viário para pedestres para estimular o caminhar e oferecer mais segurança viária, um dos resultados mais importantes é o legado do processo, diretrizes para a continuidade da construção de uma cidade mais caminhável.

Os 8 cadernos produzidos são resultado de um processo de participação cidadã e de integração de diversas parceiras do setor público, privado e terceiro setor. Luciana Lobo (Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza)  como o plano condiz com as mudanças que a cidade está passando, sua aceitação pela população e a importância de se pensar e fazer cidades mais caminháveis para que a população se aproprie do espaço público.

Os três vídeos foram produzidos pelo SampaPé!, com captação e edição de Rachel Schein, e podem ser vistos na Playlist Prêmio Cidade Caminhável no canal de YouTube do SampaPé!

A primeira edição do Prêmio Cidade Caminhável, realizado pelo SampaPé! com apoio do ITDP Brasil e Walk 21, anunciou os projetos vencedores nas três categorias de cidades no dia 03 de agosto durante a Semana do Caminhar nas redes sociais do SampaPé! e no site oficial do prêmio. A premiação anual tem o intuito de conhecer e reconhecer os projetos e iniciativas que o poder público realizou para priorizar e promover o caminhar nas cidades brasileiras. Sua primeira edição teve 28 projetos válidos inscritos, de 16 cidades diferentes, de 10 estados e do DF, tendo inscritos de todas as regiões do país, menos do norte.

Na categoria de cidades pequenas o projeto vencedor foi a  Reurbanização do Centro de Conde, na Paraíba, enquanto a Via Parque em Caruaru foi o projeto premiado na categoria de cidades médias e o Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza na categoria de cidades grandes.

Como parte da premiação foram realizados vídeos de 4 minutos cada em que pessoas da equipe responsável pelo projeto contaram mais sobre as iniciativas, desde sua elaboração até a sua execução. O objetivo é registrar, valorizar e divulgar os projetos, para que inspirem mais gestões públicas a realizarem iniciativas por cidades caminháveis.

 

Continuidade 

A premiação das vencedoras também conta com a gravação de um episódio de podcast no canal Cidades Caminháveis da ONG SampaPé! a ser lançado no mês de dezembro. Além da emissão de certificado digital creditado pelas organizações parceiras do prêmio (Walk 21, ITDP Brasil e SampaPé!) a todas as finalistas.

Além disso, o primeiro Prêmio englobou projetos pela mobilidade a pé desde 2012 até 2020, traçando um histórico destas intervenções a partir da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Com o intuito de completar esse histórico e mantê-lo acessível a todas as pessoas, as organizações decidiram manter o mapeamento aberto, para que outros projetos e iniciativas realizadas pelo poder público entre 2012 e 2020 também sejam conhecidos. Para se inscrever no mapeamento acesse bit.ly/mapa_cidadecaminhavel.

 

Informações

Site: www.premiocidadecaminhavel.org

 

___________________________

Fonte: Notícia enviada pela Assessoria de Imprensa da SampaPé – comunicacao@sampape.org

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *