Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Pressione sua prefeitura para apresentar projetos cicloviários para a Chamada MDR

O que é a Chamada MDR A Chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável é um processo seletivo para governos estaduais e prefeituras municipais (de municípios com mais de 500 mil habitantes) acessarem recursos continue lendo…

Leia mais

El Foro Mundial de la Bicicleta abre la convocatoria de propuestas de actividades

El Foro Mundial de la Bicicleta, cuya décima edición se celebrará del 8 al 12 de septiembre en Rosario (Argentina), ha abierto la convocatoria de propuestas de actividades. Dichas propuestas podrán entregarse hasta el 19 continue lendo…

Leia mais

O urbanismo tático é uma ação prevista em lei?

Recentemente muitas cidades brasileiras têm recorrido a recursos do Urbanismo Tático como forma de intervir no desenho urbano de suas vias de modo a torná-las mais seguras e atrativas. Tudo isso com baixo custo e continue lendo…

Leia mais

Realize a pesquisa “Perfil do ciclista” em sua cidade

O que é pesquisa Perfil do Ciclista A pesquisa Perfil do Ciclista é uma metodologia para gerar dados sobre o uso da bicicleta como modo de mobilidade nas cidades brasileiras. A pesquisa foi realizada em continue lendo…

Leia mais

Com alta da gasolina, uso de bicicletas se torna cada vez mais frequente em Blumenau

Com a alta no valor do combustível, consumidores têm procurado alternativas para diminuir os custos mensais. Mesmo após a Petrobras anunciar uma redução no preço da gasolina, o produto já sofreu seis aumentos apenas em 2021, continue lendo…

Leia mais

Pesquisa quer entender fatores que influenciam no uso da bicicleta

Por que muitos apoiam o uso da bicicleta, mas ainda são poucos os que a utilizam como meio de transporte? É para essa pergunta que a pesquisa “Entendendo o uso da bicicleta” precisa de ajuda continue lendo…

Leia mais

Participe da Campanha 15por30 – Rodovias seguras para ciclistas

O que é a campanha 15por30 A Campanha 15por30 (15 minutos por 30 anos) visa estimular e orientar cidadãos e cidadãs a investirem 15 minutos para apresentarem propostas para inclusão de infraestrutura e outras medidas continue lendo…

Leia mais

Bike-a-thon oferece apoio financeiro para projetos de cicloturismo

Entre os setores mais impactados pela atual crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 está o turismo. De acordo com pesquisa, em Julho/2020 mais de 70% das empresas entrevistadas estavam sem reservas ou tiveram cancelamento continue lendo…

Leia mais

Canadá lança plano estratégico para formar ciclistas e fomentar o ciclismo em 10 anos

Fundada em 1882, a Cycling Cyclisme Canada, ou apenas “Cycling Canadá” é a Organização Nacional de Esportes mais antiga do país. E como uma associação presente nos 12 estados canadenses, tem por objetivo promover, apoiar e continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Associações pedem investimentos na aquisição de bicicletas”

Num documento dirigido aos ministros do Planeamento, Nelson de Souza, de Estado e das Finanças, João Leão, e Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, a MUBI, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a continue lendo…

Leia mais
1 17 18 19 20 21 34