Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.
O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.
DESTAQUE NO OBSERVABICI

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras
- Conteúdo: ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país
- Mantenedor: ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui

Grupo de Trabalho Infraestrutura a UCB
- Conteúdo: Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir soluções, prestar assessoria e realizar atividades respeitantes à infraestrutura viária para o uso da bicicleta
- Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI
O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE INFRAESTRUTURA
INSIRA INFRAESTRUTURA
Notícias relacionadas

“Quando pedem uma reunião comigo, só vou se tiver bicicletário”, diz ativista
A conscientização ambiental também desempenha um papel crucial. “99% dos brasileiros acreditam que os desastres no Rio Grande do Sul têm a ver com a mudança climática. Isso mostra que o negacionismo está limitado a continue lendo…

Ribeirão Preto conta com mais de 50 km de ciclovias
Para melhorar a mobilidade e diminuir a emissão de CO2, Ribeirão Preto investiu na construção de ciclovias, com o objetivo de incentivar a utilização deste tipo de transporte. Nos sete anos foram entregues aos moradores continue lendo…

Ciclovias na Grande Vitória ainda são insuficientes e desorganizadas
Não faz nem nove meses que a Grande Vitória passou a contar com a Ciclovia da Vida nos 3,5 km da Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha. É um marco para a mobilidade urbana, por continue lendo…

Expansão das ciclovias é um dos caminhos para ampliar adesão ao modal
Os motivos para o uso da bicicleta como meio de transporte são inúmeros: é um modal econômico, ágil, não polui o meio ambiente e ainda contribui para o condicionamento físico e, por consequência, para a continue lendo…

Pacto Climático Europeu quer mais ligações entre ciclovias
O Pacto Climático Europeu pede à presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, que coordene os investimentos das 18 câmaras da AML para que a bicicleta deixe de ser vista como um mero instrumento continue lendo…

Projeto obriga empresas com mais de 100 empregados a criar espaço do ciclista
O Projeto de Lei 3557/23 determina que empresas com mais de 100 empregados criem o espaço do ciclista, em suas dependências, com infraestrutura física para apoiar o funcionário que utiliza bicicleta como meio de transporte continue lendo…

Ao final de 2026 poderemos ter 5.000 km de ciclovias nas capitais. Será?
Por Tonicato Miranda A União de Ciclistas do Brasil – UCB publicou no Instagram, no dia 13 de abril de 2024, notícia de que a rede de ciclovias das capitais do Brasil aumentou sua rede continue lendo…

O Brasil aumentou sua rede de ciclovias em 4% em 2023
A pesquisa abrangeu o período de junho de 2022 a junho de 2023. Ele projetou que cada uma das capitais do país encerraria o ano passado com uma média de 161,7 quilômetros de ciclovias e continue lendo…

Ciclovias de Porto Alegre não chegam a 20% da meta de 2009 e são um convite a não pedalar
Foi no início de 2022 que Henrique Lindemann, estudante de Engenharia da Computação na UFRGS, começou a usar a ciclovia da Av. Ipiranga para pedalar até as aulas no Campus do Vale. “Eu moro numa continue lendo…

Porto Alegre terá crédito de R$ 20 milhões para investir em ciclovias
Porto Alegre terá acesso a crédito de R$ 20 milhões Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para obras de infraestrutura cicloviária. A Câmara Municipal aprovou o pedido da prefeitura na segunda-feira, 11. O continue lendo…