Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

DF tem 636 km de ciclovias, mas falta de conexão entre elas incomoda brasilienses

Segundo o mapa cicloviário do DF disponibilizado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o Plano Piloto é a região com a maior extensão de ciclovias — com 138,7 km de espaços para bicicletas. A continue lendo…

Leia mais

Ciclovias insuficientes complicam adesão à bicicleta em João Pessoa

Quilômetros de avenidas em todos os lados de João Pessoa ficam cada vez mais congestionados. Sobram veículos e falta paciência para os condutores. Atualmente, 304 mil carros e 142 mil motocicletas atravessam a cidade, conforme dados do Detran-PB (Departamento continue lendo…

Leia mais

Investigação mostra que prefeitura de São Paulo manipula dados sobre tamanho da malha cicloviária

Por Caio Guatelli. O problema, por incrível que pareça, é ainda maior. São Paulo não está apenas estagnada há um ano. São Paulo, na verdade, deu marcha ré. A estrutura cicloviária encolheu, e ninguém sabe continue lendo…

Leia mais

Entenda a relação entre ciclovias e a segurança dos ciclistas

Entrevista com Hannah Arcuschin Machado. A expansão das redes cicloviárias nos grandes centros, como na capital paulista, costuma ser mencionada como uma das formas de oferecer mais segurança a quem pelada. Afinal, trata-se de uma continue lendo…

Leia mais

Por que Fortaleza quer ser a capital da bicicleta no Brasil e como pode inspirar outras cidades?

O planejamento urbano de Fortaleza não gira mais em torno apenas dos automóveis. Desde 2012, a cidade investe em sua estrutura cicloviária – que já tem 419 km de extensão –, prioriza meios de transporte continue lendo…

Leia mais

Ciclistas penam em SP: ciclovias viram pista de obstáculos com buracos, sumiço de faixas e abandono

Mesmo com ferimentos nas mãos, pernas, bacia e um galo do tamanho de um limão acima do olho direito, o entregador Renato Cardoso, de 40 anos, teve como primeira preocupação avisar sobre o acidente a continue lendo…

Leia mais

Limitação da malha cicloviária desestimula uso de bicicleta no País

O investimento em ampliação da malha cicloviária tem sido muito baixo nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal. De acordo com o diretor-executivo da Aliança Bike – associação que reúne empresas do setor de continue lendo…

Leia mais

Relatório mostra o trabalho de pesquisa e articulação para ampliação das vagas em bicicletários nas periferias de São Paulo

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos bicicletários das periferias de São Paulo e criar um modelo social que atenda às demandas dos territórios, o Instituto Aromeiazero lança, nesta quinta-feira, 4 de continue lendo…

Leia mais

Entenda a relação entre ciclovias e a segurança dos ciclistas

A expansão das redes cicloviárias nos grandes centros, como na capital paulista, costuma ser mencionada como uma das formas de oferecer mais segurança a quem pelada. Afinal, trata-se de uma estrutura segregada dos demais modais, continue lendo…

Leia mais

Estudo da AMC: reduzir velocidade não aumenta tempo de viagem

A redução na velocidade das ruas em Fortaleza não fez as viagens demorarem mais. A conclusão é de um estudo realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em Fortaleza. No estudo, divulgado nessa continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 43