Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Primeira ciclovia em Moçambique recebe apoio português para transformar Quelimane

A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental e o Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane, Moçambique, contou com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, continue lendo…

Leia mais

A lei das ruas para se tornar uma cidade mais adequada às bicicletas

Ao longo do último século, os carros foram o elemento dominante no planejamento de cidades e municípios. Pistas para veículos, expansão de faixas, estacionamentos e garagens foram sendo criados e usados enquanto continuamos nossa dependência continue lendo…

Leia mais

Joinville é destaque nacional pela maior extensão em ciclovias e ciclofaixas do Brasil

A maior cidade de Santa Catarina foi o primeiro município brasileiro a receber o Selo Bright Cities – Cidades Inteligentes. A plataforma reúne dados de 30 mil cidades pelo mundo. Joinville conquistou a nota 6,1, continue lendo…

Leia mais

Plano prevê 290 km de ciclovias em Londrina até 2045

O PlanMob (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Londrina) prevê a criação de mais 290 quilômetros de ciclovias até 2045. Com a malha de 49 quilômetros já existente e mais 7 km em implantação, o continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Ipiaú ganharão a primeira ciclofaixa da cidade

Atendendo a uma solicitação do Bike Clube de Ipiaú, a prefeita Maria das Graças autorizou a elaboração do projeto de instalação de uma ciclofaixa nas principais ruas do centro da cidade. O equipamento se estenderá continue lendo…

Leia mais

Vá de bike à escola: Niterói incentiva o uso da bicicleta na volta às aulas em 2022

Como forma de incentivo à mobilidade ativa e sustentável, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está organizando o “Vá de bike à escola!”, uma iniciativa para promover o uso da bicicleta como meio de transporte no continue lendo…

Leia mais

Necessárias, ciclovias de São Paulo ainda não integram a periferia

Uma manhã de agosto quando o funcionário público Eduardo Canella foi prensado contra a guia no mesmo ponto da avenida Paulo VI onde a cientista social Marina Harkot morreu atropelada um ano antes. Ao contrário continue lendo…

Leia mais

Câmara de Caxias discute na próxima semana obrigatoriedade de vagas para bicicletas em estacionamentos privados

Vereadores de Caxias do Sul discutem, na próxima semana, a obrigatoriedade de estacionamentos privados disponibilizarem vagas para bicicletas. A primeira discussão do projeto de Lei Complementar 16/2021 está previsto para terça-feira (1), durante a primeira continue lendo…

Leia mais

Milão implantará “Super-Ciclovia” que cobrirá toda cidade até 2035

Como parte da política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, o Conselho Metropolitano de Milão aprovou seu projeto Biciplan “Cambio”, um novo sistema que introduz corredores chamados “superciclo” por toda a cidade. continue lendo…

Leia mais

USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo

A Universidade de São Paulo inaugurou hoje (19) o novo sistema de ciclovias da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. As obras foram iniciadas em agosto de 2021 e previam a reforma dos continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19 20 43