Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.
No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.
Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.
INSTITUIÇÕES DE INTERESSE
GT Bicicletas Elétricas da PNME
O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.
CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI
O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS
INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS
Notícias relacionadas
Decreto sobre bicicletas elétricas faz dez anos no Rio com polêmicas
“A ciclovia é estreita e não dá a opção de desviar. Ou você é atropelado pela bicicleta, ou é lançado à faixa dos carros e ônibus”, afirma Cardoso, que sofreu o acidente em agosto do continue lendo…
Ciclovias são alternativa sustentável à mobilidade urbana e podem virar realidade em Itaúna em 2023
Excesso de carros nas ruas, poucas vagas de estacionamento, ausência de opções de baixo custo para o deslocamento diário ao trabalho. Resultado: um verdadeiro nó em ruas estreitas em horários de pico, principalmente no Centro continue lendo…
Editorial: Novo governo precisa acabar com permissividade de normas do trânsito
A União de Ciclistas do Brasil (UCB) também apresentará ao novo Congresso a proposta de um projeto de lei para reduzir a velocidade permitida no país todo. Outra demanda é que o governo reveja retrocessos continue lendo…
Linha de bicicletas elétricas ‘recicladas’ chega ao mercado
Enquanto a maioria das empresas do ramo de bicicletas elétricas se preocupa em oferecer produtos focados em mobilidade e, no papel, com consciência ambiental em mente, o negócio pode não ser tão sustentável assim. No continue lendo…
Bikes elétricas ganham força em entregas e frota supera 7.000 no Brasil
O uso de bicicletas elétricas para entregas no Brasil ganhou força nos últimos dois anos, puxado por iniciativas de duas empresas de perfis distintos: a centenária estatal Correios e o iFood, aplicativo de entregas criado continue lendo…
Qual é a relação da mobilidade sustentável com a redução da poluição sonora?.
Você sabia que as ações relacionadas à mobilidade sustentável podem estar ligadas não somente às questões de trânsito e mobilidade urbana, mas, também à qualidade de vida das pessoas, como por exemplo, a diminuição da continue lendo…
5 alternativas de mobilidade sustentável
Um dos principais desafios das grandes cidades, sem dúvidas, é o trânsito intenso. Para além dos congestionamentos causados pelo excesso de veículos, a poluição gerada por eles afeta diretamente a saúde e a qualidade de continue lendo…
Na França empresaria lança serviço de bicicleta fúnebre
Atualmente, parece que as bicicletas de carga podem de tudo… assim incluindo, você e seu caixão. Em Paris na França, a empresa Corbicyclette, (uma brincadeira com as palavras francesas para carro funerário – corbillard – continue lendo…
Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?
Rafael Calábria, do Idec, apresenta algumas ideias para a equipe do governo Lula e também para os novos governadores. “O ponto mais latente no setor da mobilidade urbana é a questão do financiamento dos transportes continue lendo…
Como o novo governo deverá tratar a mobilidade?
André Soares, coordenador do Observatório da Bicicleta da UCB sugere uma abordagem transversal, que envolva vários ministérios. Políticas de mobilidade exigem ações coordenadas em vários ministérios, sugere o professor André Geraldo Soares, coordenador do Observatório continue lendo…