| | | | |

Amsterdã pede repressão à ameaça das e-bikes turbinadas

 

A Holanda, reconhecida por ser amiga da bicicleta, vem enfrentando um problema curioso. Uma onda de “bicicletas elétricas turbinadas”, que atingem velocidades superiores a 40 km/h, tem causado uma série de sinistros de trânsito na cidade de Amsterdã. Em sua maioria esses veículos são utilizados por jovens.

Devido ao crescente problema, a Fietsersbond (Associação de ciclistas da Holanda) está realizando uma campanha para reprimir as e-bikes velozes. “O problema não são as bikes elétricas comuns, mas o número cada vez maior de bicicletas turbinadas, que são basicamente ciclomotores ilegais”, disse ao The Guardian a diretora da Fietsersbond, Esther van Garderen.

Uma pesquisa recente do governo holandês descobriu que as bicicletas elétricas circulam, em média, a quase 24 km/h (3 km/h mais rápido do que as bicicletas comuns). Entretanto, um quarto dos ciclistas excede o limite de 25 km/h regulamentado, especialmente jovens adultos. A Holanda tem cerca de 5 milhões de bicicletas elétricas para uma população de 17,8 milhões de pessoas.

Como forma de mitigar o problema, Amsterdã reduzirá os limites de velocidade de 50 para 30 km/h em 500 vias. A cidade também está avaliando implementar sistema de controle inteligente de velocidade (Intelligent Speed Adaptation) para alertar ciclistas em alta velocidade ou até mesmo forçar as bicicletas elétricas a reduzirem, visto que 2/3 dos moradores da cidade afirmam não se sentirem seguros no trânsito.

Foto: https://www.theguardian.com/world/2023/jan/14/amsterdam-crackdown-souped-up-e-bikes-dangerous-streets

Veja mais: https://rebrand.ly/Holnd

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *