| |

Comboios de bicicleta para a escola vão chegar a Braga

A Câmara de Braga vai dar início ao “CicloExpresso“, projeto de mobilidade escolar. Esta iniciativa, que organiza comboios de bicicleta para a escola, está a preparar o arranque em três escolas da cidade, colocando a mobilidade sustentável e a educação ambiental no dia a dia das crianças em idade escolar. Para a implementação desta iniciativa, o Município contratou a Cooperativa Bicicultura, que conta com o apoio do Fundo +PLUS, um Programa de Investimento para o Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para a Autarquia, “este projeto está perfeitamente alinhado com a estratégia municipal de promoção da mobilidade urbana sustentável e de articulação deste desígnio na lógica da mobilidade escolar. O Município tem presente o foco atual do planeamento da mobilidade a nível internacional, cada vez mais premente, que assenta na inversão da pirâmide modal, ou seja, na promoção da preferência de modos suaves para as deslocações diárias em detrimento do automóvel. Assim, pretendem atingir-se metas de descarbonização, que são inevitáveis no cenário mundial atual. É importante ter em mente que a cidade de Braga apresenta algumas especificidades que lhe conferem vantagens na aposta na mobilidade suave, tais como, o facto de a grande maioria das escolas estarem inseridas em zonas de densidade populacional relevante e próximo de serviços e equipamentos, facilitando as deslocações através de modos suaves; o facto de ser uma cidade relativamente jovem e, no que se refere à topografia, a mesma também favorece o uso dos modos suaves”.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *