| | |

Concurso busca soluções aos desafios do ciclismo em Pelotas

Prefeitura e Pelotas Parque Tecnológico buscam soluções criativas para enfrentar os desafios do ciclismo na cidade. Para tanto, promovem o concurso “Pelotas: Uma cidade para ciclistas“, voltado aos estudantes universitários das instituições de ensino superior locais. A participação é gratuita e conta com premiação para os autores das três melhores ideias. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 13 de agosto de acordo com as regras do edital disponível no link https://promoverseventos.com.br/concurso-pelotas-uma-cidade-para-ciclistas-tecnosul-pelotas-parque-tecnologico/. O resultado será divulgado no dia 19 de agosto, quando se comemora o Dia do Ciclista. As propostas vencedoras serão analisadas e poderão ser executadas pela Prefeitura ou iniciativa privada.

Mesmo com uma das maiores malhas cicloviárias do Estado, com mais de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, o município busca identificar os desafios enfrentados pelos ciclistas, e com ajuda dos universitários, pretende encontrar soluções para melhorar o trânsito de trabalhadores e estudantes que utilizam diariamente a bicicleta como meio de transporte. Além de incentivar o ciclismo como lazer e prática de atividade física.

Cada inscrito poderá apresentar até duas proposta e deverá escolher entre os desafios pré-definidos pelo edital: necessidade de aumento no número de bicicletários; conscientização de segurança no trânsito (condutores de veículos, ciclistas e empreendimentos); equipamentos obrigatórios de uso do ciclista (falta de uso e falta de recurso para aquisição); necessidade de ampliação de sinalização de trânsito com ênfase nas ciclovias e ciclofaixas para os condutores de veículos; e dificuldade de estabelecer rotas que possuem ciclovias e ciclofaixas até o destino.

Uma comissão julgadora irá avaliar os projetos e anunciar os três vencedores no dia 19 de agosto. O três ganhadores receberão seus prêmios em setembro: 1º lugar – uma bicicleta aro 26 Forss Spike, 18 marchas, laranja, um mês de mensalidade gratuita para utilizar o Coworking Co Place no Pelotas Parque Tecnológico e uma mochila de hidratação térmica ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib; 2º lugar: vale compras no valor de R$ 250,00 para trocar por produtos na JL Casarin e uma mochila de hidratação térmica ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib; 3º lugar: uma bike computer Gps ciclismo Atrio Iron Bi091 Strava Mtb Speed e uma mochila de hidratação térmica ciclismo 2,5l Gtsm1 Mib. 

A ação é realizada pelo projeto Ciclovia da Inovação com patrocínio: Co.place Coworking, Banrisul, BRDE, Cresol, Sicredi e JL Casarin e apoio: UFPel, UCPel, Faculdade Senac, Faculdade Anhanguera e IFSUL.

Ciclovia da Inovação

A Ciclovia da Inovação é um dos projetos do Pelotas Parque Tecnológico para interligar os ecossistemas de inovação da cidade nos traçados da ciclovia existente, visando a sua ampliação, e para promover o bem-estar e saúde pública, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana.

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *