Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Aliança Bike e Governo Federal realizam estudos para criar normas de sinalização para trilhas de ciclismo

Para esta realização, a associação e o governo reuniram um grupo de especialistas para conduzir os trabalhos a partir de encontros técnicos, que envolvem diretamente o Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do continue lendo…

Leia mais

Eurobike: o que esperar da maior feira de ciclismo da Europa?

A Eurobike é uma das maiores feiras de ciclismo da Europa. E nesta quarta-feira (20) o evento volta a Frankfurt, na Alemanha. Muitas novidades devem ser reveladas no evento – desde novas e-bikes (bicicletas elétricas) continue lendo…

Leia mais

Apesar de queda em 2022, mercado de bicicletas vive melhor década da história

O mercado de bicicletas no Brasil teve queda de 35% nas vendas em 2022, após uma disparada em 2020 e 2021, mas ainda sustenta os índices do período pré-pandemia de Covid-19. No ano passado, foram continue lendo…

Leia mais

Proposta de atualização da legislação sobre bikes elétricas e equipamentos de mobilidade autopropelidos

Prestes a completar 10 anos em 2023, a legislação brasileira sobre bicicletas elétricas está defasada em relação à realidade tanto de mercado quanto de mobilidade. Modelos como as bicicletas elétricas cargueiras e as de ciclismo continue lendo…

Leia mais

Ciclovias prejudicam o comércio?

A retirada dos carros torna as fachadas mais visíveis e o aspecto visual mais agradável, atraindo pessoas. Boa parte do nosso espaço viário é dedicado para carros estacionados, um subsídio regressivo recebido por motoristas. Apenas continue lendo…

Leia mais

Raio X das bicicletas elétricas no Brasil: recorde de vendas

Pelo quinto ano consecutivo, o mercado das bicicletas elétricas, as e-bikes, bateu recorde no histórico recente do País, fechando 2022 com faturamento de R$ 304,9 milhões, um crescimento de 5,4% em relação a 2021. Estudo continue lendo…

Leia mais

Relatório do Reino Unido aponta que o compartilhamento de bicicletas cria novos ciclistas

O relatório anual da Collaborative Mobility (COMoUK), organização do Reino Unido que apoia o transporte compartilhado e sustentável, traz boas notícias para o uso de bicicletas. Segundo seu estudo mais recente, o sistema de bikes continue lendo…

Leia mais

A migalha do bilhão: investir nas ongs de bicicleta para repartir o bolo

Por Por Murilo Casagrande. Em um webinar promovido pela UCB e o OSC Legal Instituto em setembro de 2022, escutei, com muita alegria, alguém que trabalha com o terceiro setor dizer que o cicloativismo é continue lendo…

Leia mais

O cicloturismo criativo e a autenticidade do destino turístico

Por Regina Amorim. Os destinos turísticos, que buscam as melhores estratégias de posicionamento e inteligência de mercado é o melhor cenário para os negócios do turismo. O planejamento é uma das etapas determinantes para a continue lendo…

Leia mais

Participação no mercado Sistema de compartilhamento de bicicletas, perspectivas de crescimento e tendências emergentes

O relatório de pesquisa “Sistema de compartilhamento de bicicletas MERCADO” analisa avanços recentes, tamanho da indústria, participação e escopo de desenvolvimentos nas regiões. Ele fornece dados precisos sobre os principais detalhes dos principais jogadores, estimativas continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 46