Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Incentivo ao uso de bicicletas pode dar desconto de até 10% no IPTU de empresas de Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista tem incentivado o uso de bicicletas no município desde 2017, com a promulgação da lei nº 4570, que cria o Programa Vou de Bicicleta e institui o Selo Empresa Amiga continue lendo…

Leia mais

Urbanas e elétricas seguram o mercado de bicicletas na Espanha

Seguindo o panorama europeu, a Espanha desacelerou nas vendas de bicicletas em 2022 em comparação com os dois anos anteriores, quando os negócios bateram recordes com mais de 1,5 milhão de bikes comercializadas no país. continue lendo…

Leia mais

Chamada para mapeamento de destinos brasileiros de cicloturismo

O Observatório do Cicloturismo, em parceria com a Aliança Bike e a Rede Trilhas, está realizando a atualização do mapeamento de destinos brasileiros de cicloturismo. A ideia é entender como a atividade evoluiu no país continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo e meio ambiente

O cicloturismo como motor do desenvolvimento sustentável do meio rural e da conservação da natureza, escreve Marcos Bosquetti. Andar de bicicleta é uma forma de transporte ativo, esporte, condicionamento físico e recreação. A bicicleta é continue lendo…

Leia mais

Ir para o trabalho de bicicleta, na Bélgica, garante 0,27 euros por quilômetro pedalado

A partir de maio, na Bélgica, quem utilizar a bicicleta para ir ao trabalho poderá receber 0,27 euros por cada quilômetro pedalado. Essa medida faz parte de um acordo firmado entre as organizações patronais e continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas deve crescer 50% até 2028

O mercado global das bicicletas elétricas – também conhecidas como eBikes – deve saltar US$ 25,7 bilhões (R$ 1,3 trilhão na cotação atual, aproximadamente) até 2028. É o que consta no relatório da Research and continue lendo…

Leia mais

Os motivos por trás da parceria da Uber com a Tembici na América Latina

A Tembici, empresa que opera o serviço de aluguel de bicicletas com o Itaú (ITUB4), fechou uma parceria com a Uber (UBER) para disponibilizar bicicletas compartilhadas no aplicativo da empresa na América Latina. Pelo acordo, continue lendo…

Leia mais

UCI lança relatório com os impactos positivos gerados pelas provas de ciclismo

Para demonstrar os benefícios diretos que as provas de ciclismo trazem para as cidades onde os eventos são realizados, a UCI acaba de lançar um relatório com o balanço dos impactos econômicos e sociais dos continue lendo…

Leia mais

Recife é a primeira capital a receber bicicletas compartilhadas da Uber

Bicicletas compartilhadas, comuns e elétricas, poderão ser solicitadas diretamente no aplicativo da Uber no Recife. A capital pernambucana é a primeira cidade brasileira a receber a parceria inédita na América Latina, entre a empresa responsável pelas viagens continue lendo…

Leia mais

Mercado de bikes elétricas cresce 5,4% no Brasil em 2022

Muito além de um simples modismo, a bicicleta elétrica se mostra uma alternativa cada vez mais real e acessível ao público brasileiro. Os dados comprovam isso: pelo quinto ano consecutivo o mercado das e-bikes bateu continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 45