Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ford cria campanha para substituir o automóvel em viagens curtas

Não é novidade o fato de que, nas cidades, os veículos automotores são os principais emissores de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Sem esquecer dos problemas causados pelos congestionamentos. Com isto continue lendo…

Leia mais

Brasil ocupa o primeiro lugar no uso de bike-sharing na América Latina

A Tembici possui uma plataforma de bicicletas compartilhadas, entre os parceiros da startup estão o banco Itaú e o iFood.  Segundo o estudo sobre Micromobilidade no sul global feito pela empresa, foi identificado um aumento continue lendo…

Leia mais

Já pensou em usar a bicicleta para trabalhar? Veja como se preparar para essa rotina

Além disso, a bike também é uma alternativa para quem deseja ter uma rotina saudável. De acordo com o livro Cycling for Health and Fitness, uma hora pedalando de forma leve gasta 420 calorias. Entretanto, continue lendo…

Leia mais

Vale a pena usar bicicletas alugadas para trabalhar como entregador?

O bikeboy ou bike courrier – o entregador de encomendas ou de serviços delivery com modais como as bicicletas e os triciclos – nas cidades brasileiras não chega a ser uma novidade. A profissão é continue lendo…

Leia mais

Metade dos usuários de bicicleta compartilhada substitui o transporte motorizado pelo pedal

Introduzidos de forma massificada a partir dos anos 2000, começando por Paris e Amsterdã, os sistemas de bicicletas compartilhadas estão cada vez mais presentes na América Latina. E por aqui, elas são usadas principalmente como continue lendo…

Leia mais

Reino Unido lança programa de empréstimo gratuito de bicicletas elétricas

Dar o primeiro passo para começar a pedalar pode ser um desafio para muitas pessoas. Pensando nisso a Cycling UK lançou um novo programa que incentiva os britânicos a experimentarem o dia-a-dia com uma bike continue lendo…

Leia mais

Disparada da gasolina abre espaço para crescimento dos ‘bike boys’ em BH

A disparada nos preços dos combustíveis – que subiram em média 32,8% entre janeiro e abril – e ainda o custo elevado da aquisição e manutenção de motocicletas têm alimentado o crescimento de uma modalidade continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional de Bike ao Trabalho terá ações da Prefeitura de Fortaleza

omo forma de divulgar o Dia Nacional de Bike ao Trabalho, que ocorre nesta sexta-feira, 13, a Prefeitura de Fortaleza organizará eventos para estimular a utilização da bicicleta. As atividades se iniciam às 7 horas, continue lendo…

Leia mais

Rastreadores podem auxiliar na recuperação de bikes em casos de roubos e furtos

O ideal seria que não existissem esses crimes, mas devido à realidade de roubos e furtos de bicicleta, no Brasil e no mundo, a utilização de rastreadores na bike passa a ser uma alternativa cada continue lendo…

Leia mais

Aumento da gasolina faz população recorrer à bicicleta

A cultura das bicicletas se consolida cada vez mais em Campo Grande. De lazer a principal meio de transporte, o uso das bikes ganhou ainda mais adeptos no atual cenário econômico no País, que passa continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 32