Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Economia sobre rodas: como a troca do carro pela bicicleta elétrica pode te ajudar a poupar uma grana?

Em um mundo onde a mobilidade urbana sustentável e a economia de custos se tornam prioridades cada vez mais urgentes, uma alternativa surpreendente e econômica tem chamado a atenção: a bicicleta elétrica. Um estudo de continue lendo…

Leia mais

As elétricas já são 14% da produção de bikes na Itália e cicloturismo movimenta 3,4 bilhões de euros no país

Na terceira edição do Ecosistema della Bicicletta, o banco italiano Ifis apresenta um estudo sobre o setor no país com foco em dois pontos: o cicloturismo e as bikes elétricas. No geral, o relatório aponta continue lendo…

Leia mais

Congresso Nacional adere à causa e lança a Frente Parlamentar do Ciclista

Grupo pluripartidário vai trabalhar por políticas públicas que estimulem o uso e o acesso à bicicleta A cultura da bicicleta terá canal direto com o Congresso Nacional a partir de quarta-feira (16), com o lançamento continue lendo…

Leia mais

Quanto se economiza trocando o carro pela bicicleta elétrica?

As bicicletas elétricas têm se mostrado uma forma divertida e eficiente de se locomover pela cidade. Diversas marcas de e-bikes destacam uma série de benefícios, afirmando que é possível atingir múltiplos objetivos com um único continue lendo…

Leia mais

Por que entregadores do RJ estão brigando por bicicletas de aluguel?

O trabalho de entregador de aplicativo está ganhando muita popularidade, o hábito de pedir comida pelo celular cresceu muito em nosso país e devido a esse aumento de pedidos em delivery, muitas pessoas acabaram se continue lendo…

Leia mais

Reino Unido apresenta diminuição na morte de ciclistas com medidas de segurança viária

A morte de ciclistas no Reino Unido vem diminuindo. Segundo análise da Cycling UK, em 2022 houve 85 acidentes fatais envolvendo ciclistas, o que corresponde a uma redução de 15% em comparação ao período entre continue lendo…

Leia mais

Caminhos do cooperativismo em um mundo digital

Por Aline Os. No momento exato em que você lê este texto, em diversas cidades espalhadas pelo mundo, milhares de ciclistas trabalham conectados à aplicativos de entregas e transitam encarando os vários riscos inerentes ao continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e ciclofaixas avançam 4% em 1 ano e capitais brasileiras atingem 4.365 km

Mobilidade urbana, melhora na qualidade de vida, diminuição nas taxas de poluição, economia de tempo e dinheiro. São inúmeras as vantagens que a expansão das redes cicloviárias em grandes centros urbanos pode trazer. Apesar dos continue lendo…

Leia mais

Entregadores de aplicativo brigam por bicicletas no Rio de Janeiro

O problema é que a maioria dos entregadores que falaram com o Rest of World disseram que os entregadores que utilizam bike alugada acabam tendo melhores rotas e entregas com distâncias mais curtas, o que continue lendo…

Leia mais

Correios adotam bicicletas elétricas para uso dos carteiros a partir de agosto

A empresa já conta com um lote de 762 bikes elétricas de um total programado de 2.500 unidades. Cerca de quatro mil carteiros entregam as correspondências em todo o país no pedal, mas a partir continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 46