Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo dominante atualmente restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Em Brasília, a “capital do carro”, trabalhadores sofrem com má qualidade do transporte público

alta de mobilidade urbana em Brasília, agravada por redução de frota durante a pandemia, expõe ao contágio população que mora fora do Plano Piloto; densidade demográfica em Ceilândia é de 129 habitantes por hectare, enquanto no Plano Piloto cai para 20.

Leia mais

Magalu e Caloi lançam bicicleta de impacto social

Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social, Magalu e Caloi, duas gigantes em seus respectivos setores, se juntaram para lançar a Essencial, modelo de bicicleta desenvolvido, fabricado e distribuído em tempo recorde para ajudar o país a voltar a se movimentar após o pico da crise. A Essencial começa a continue lendo...…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro: aderir à data faz bem pra você e pra sua cidade

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre o uso de automóveis e motocicletas e se conscientizem sobre os efeitos do uso excessivo destes na qualidade de vida das pessoas, nas cidades e nas mudanças climáticas. Nesta data, pessoas de cidades do mundo todo continue lendo...…

Leia mais

No pós-pandemia, Lisboa constrói ciclovias e dá até 500 euros para compra de bicicletas

Capital verde europeia de 2020, Lisboa saiu do confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus apostando no deslocamento por bicicletas. Além de construir 16 novas ciclovias, a Câmara Municipal (equivalente à Prefeitura) criou um programa para subsidiar a compra de bicicletas. Quem mora ou trabalha na capital portuguesa pode receber até 150 euros (cerca de R$ continue lendo...…

Leia mais

“Aumento de ciclistas impacta comércio e prática esportiva”

“É fácil de perceber um maior número de ciclistas nas vias públicas de Americana e região em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). E esse fenômeno se reflete positivamente no comércio de bicicletas. Novas pessoas também começaram a praticar o esporte com apoio de assessorias esportivas especializadas. Mecânico e vendedor da Fio Bike continue lendo...…

Leia mais

“A maior fabricante de bicicletas do mundo não dá conta da demanda atual”

Taichung, Taiwan – Porque as academias estão fechadas e poderíamos fazer um pouco mais de exercício; porque estamos evitando ônibus e trens; porque estamos precisando de atividades em grupo ao ar livre; ou talvez apenas porque a pandemia nos fez desejar prazeres simples, como o vento batendo no rosto, as vendas de bicicletas estão subindo continue lendo...…

Leia mais

“Busca por seguro para bicicletas sobe 38% durante pandemia”

” Com a flexibilização das regras de isolamento social, disparou a busca por bicicletas para lazer, exercícios e mesmo para locomoção, na tentativa de evitar aglomerações nos transportes públicos. Com isso, a procura por seguros para bicicletas também subiu. A procura por informações para os seguros disparou 162% no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano e as continue lendo...…

Leia mais

“Pesquisa de acadêmica da Udesc Laguna propõe formas para estimular cicloturismo” através da hospedagem

“ A acadêmica Jeane Silva, da décima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, elaborou artigo científico que apresenta diretrizes e requisitos essenciais para hospedagens receberem ciclistas, estimulando assim o cicloturismo. Confira o estudo. Intitulado “Sistematização de diretrizes projetuais para continue lendo...…

Leia mais

“Trabalhadores usam bicicleta para evitar contaminação em ônibus”

“Acordar de madrugada, se arrumar, pegar a bicicleta e pedalar por cerca de 40 minutos de casa até o trabalho para encarar uma jornada na operação de máquinas pesadas. É assim a rotina de Uanderson Miranda Correia, de 40 anos. Morador do bairro São Judas Tadeu, na Serra, ele trabalha em Civit II, no mesmo continue lendo...…

Leia mais

“Hospital em Belém incentiva uso de bicicletas pelos colaboradores”

“Andar de bicicleta traz benefícios à saúde, com a prática de exercícios físicos, ao meio ambiente, por ser um método menos poluente, e pode ser uma ótima opção para evitar aglomerações em meio à pandemia. Durante o mês de agosto, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde em Belém (PA), está incentivando os continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 14