Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta

Para celebrar e evidenciar a importância e os benefícios da bicicleta para a sociedade, para os indivíduos e para na natureza, o calendário apresenta diversas datas no mundo e no Brasil.

Nesta seção especial o ObservaBici reúne as principais datas, fatos e atividades comemorativas a respeito da bicicleta e seus usuários.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Dia Nacional do Ciclista – 19 de agosto

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado em 19 de agosto em homenagem ao ciclista brasiliense Pedro Davidson, que morreu atropelado neste dia do ano de 2006. O caso teve bastante repercussão e o autor do atropelamento foi condenado em júri popular. A data comemorativa foi proposta pela família de Pedro e pela organização Rodas da Paz e foi instituída pela Lei 13.508/2017, sancionada em 22 de novembro de 2017.

Para saber mais:

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Dia Mundial da Bicicleta – 03 de junho – Data oficial

O Dia Mundial da Bicicleta foi oficialmente criado pela Resolução 72/272 da 72ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, ocorrida em 12 de abril de 2018. A iniciativa foi apresentada pela representação do Turcomenistão na ONU atendendo à proposta do polonês Leszek J. Sibilski, professor de sociologia, atleta olímpico do ciclismo e consultor da ONU.

Para saber mais:

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Dia Mundial da Bicicleta – 19 de abril – Data informal

O Dia Mundial da Bicicleta também tem sido comemorado informalmente em alusão à pedalada realizada em 19 de abril de 1943 pelo químico suíço Albert Hofmann sob efeito da Dietilamida do Ácido Lisérgico, o LSD, substância que ele havia descoberto alguns dias antes. Consta que a primeira comemoração da data foi em 1989, nos Estados Unidos. Com a oficialização do dia 03 de junho pela ONU, é provável que esta data caia progressivamente em desuso.

Para saber mais:

Dia da invenção da bicicleta – 12 de junho – Data histórica

Em 12 de junho de 1817 o funcionário público e inventor Karl von Drais fez a primeira viagem com a sua invenção entre as cidades de Mannheim e Rheinau (hoje um bairro de Mannheim), na Alemanha – um percurso de cerca de 7 km. O artefato, que ficou conhecido como draisiana, foi um substancial melhoramento do celerífero, desenvolvido em 1780 pelo francês Conde de Sivrac. O celerífero era composto de uma barra de madeira sobre duas rodas e não fazia curvas e Drais lhe acrescentou um guidão e um rudimentar mecanismo de freio. A patente da draisana foi requerida em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e outras cidades europeias.

Para saber mais:

Datas oficiais municipais e estaduais no Brasil

Atualmente são conhecidos cinco estados e onze municípios brasileiros que possuem datas oficiais (por meio de Lei ou Decreto) para Dia do Ciclista ou Dia da Bicicleta (ou semana).

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Outras referências não confirmadas

Ocasionalmente são encontradas referências a datas comemorativas ou alusiva à bicicleta e ao ciclista, mas das quais não se encontram fundamentação ou comprovação. Dentre estas referências, citamos:

  • 15 de março: Dia do Ciclista, Dia Mundial do Ciclista, Dia Internacional do Ciclista
  • 15 de abril: Dia Mundial do Ciclista
  • 08 de outubro ou 13 de dezembro: em referência a Madonna del Ghisallo, que, no panteão católico, é referida com como Padroeira dos Ciclistas; sem data encontrada; ver aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Informações gerais e demais conteúdos no ObservaBici

Acesse abaixo os resultados da Pesquisa Avançada no portal do Observatório da Bicicleta para Eventos, Notícias, Legislação e Publicações:

.

Notícias relacionadas

Como as bicicletas transformaram o mundo (1)

Se a história não se repete, ela certamente rima. Com a demanda por bicicletas em alta e as nações se preparando para gastar bilhões para redesenhar suas cidades com um novo foco no ciclismo e na continue lendo…

Leia mais

Projeto quer tornar vias urbanas e rurais mais seguras para ciclistas

O PL 2789/2023 foi protocolada pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que altera a Lei nº 9.503 que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), modificando o Artigo 61, que determina as velocidades em vias continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: Prefeitura de Fortaleza estimula uso do modal com passe livre e nova estação do Bicicletar

A Prefeitura de Fortaleza celebra, neste sábado (03/06), o Dia Mundial da Bicicleta com o passe livre do Bicicletar. Além disso, os usuários que mais utilizaram o sistema serão premiados durante entrega de nova estação continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: Dados revelam a situação do Brasil no uso das bikes

Para marcar a ocasião, o Autotempo levantou alguns dados e curiosidades sobre o uso de bicicletas no Brasil e no mundo, revelando algumas informações interessantes sobre a prática. Confira.

Leia mais

No Dia Mundial da Bicicleta, palmas aos ciclistas

Por Caio Guatelli. Palmas àqueles que insistem em pedalar num mundo dominado pelos carros. Palmas àqueles que mesmo criados sobre motores, escolheram os pedais. Palmas àqueles que chegam suados no trabalho e sentem orgulho disso. continue lendo…

Leia mais

No Dia Mundial da Bicicleta, ciclistas destacam escassez de ciclovias em Maceió

Segundo o presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, capital alagoana tem apenas 7% da infraestrutura cicloviária que necessita. Neste sábado (3), comemora-se o Dia Mundial da Bicicleta, mas os maceioenses que utilizam a bicicleta como continue lendo…

Leia mais

Por que o Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho?

O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho. A data foi escolhida em 2018 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover esse meio de transporte simples, barato e não poluente, sendo, continue lendo…

Leia mais

Passeios ciclísticos marcam Dia Mundial da Bicicleta em Curitiba

Em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta, celebrado no sábado (3), as dez regionais de Curitiba terão passeios ciclísticos com um percurso de aproximadamente 5 km. Os eventos gratuitos serão promovidos no domingo (4). Os continue lendo…

Leia mais

UCI lança desafio para pedalar no Dia Mundial da Bicicleta

Neste dia 03 de Junho é comemorado o dia Mundial da bicicleta (World Bicycle Day). Esse dia foi escolhido na assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2018 da qual o Brasil é continue lendo…

Leia mais

Passeio de bike, barco e a pé, guiados e gratuitos, no Olha! Recife

Esta semana, novas opções de passeios inéditos são oferecidos dentro do Olha! Recife. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto de sensibilização turística oferece tours gratuitos e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 11