Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta

Para celebrar e evidenciar a importância e os benefícios da bicicleta para a sociedade, para os indivíduos e para na natureza, o calendário apresenta diversas datas no mundo e no Brasil.

Nesta seção especial o ObservaBici reúne as principais datas, fatos e atividades comemorativas a respeito da bicicleta e seus usuários.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Dia Nacional do Ciclista – 19 de agosto

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado em 19 de agosto em homenagem ao ciclista brasiliense Pedro Davidson, que morreu atropelado neste dia do ano de 2006. O caso teve bastante repercussão e o autor do atropelamento foi condenado em júri popular. A data comemorativa foi proposta pela família de Pedro e pela organização Rodas da Paz e foi instituída pela Lei 13.508/2017, sancionada em 22 de novembro de 2017.

Para saber mais:

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Dia Mundial da Bicicleta – 03 de junho – Data oficial

O Dia Mundial da Bicicleta foi oficialmente criado pela Resolução 72/272 da 72ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, ocorrida em 12 de abril de 2018. A iniciativa foi apresentada pela representação do Turcomenistão na ONU atendendo à proposta do polonês Leszek J. Sibilski, professor de sociologia, atleta olímpico do ciclismo e consultor da ONU.

Para saber mais:

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Dia Mundial da Bicicleta – 19 de abril – Data informal

O Dia Mundial da Bicicleta também tem sido comemorado informalmente em alusão à pedalada realizada em 19 de abril de 1943 pelo químico suíço Albert Hofmann sob efeito da Dietilamida do Ácido Lisérgico, o LSD, substância que ele havia descoberto alguns dias antes. Consta que a primeira comemoração da data foi em 1989, nos Estados Unidos. Com a oficialização do dia 03 de junho pela ONU, é provável que esta data caia progressivamente em desuso.

Para saber mais:

Dia da invenção da bicicleta – 12 de junho – Data histórica

Em 12 de junho de 1817 o funcionário público e inventor Karl von Drais fez a primeira viagem com a sua invenção entre as cidades de Mannheim e Rheinau (hoje um bairro de Mannheim), na Alemanha – um percurso de cerca de 7 km. O artefato, que ficou conhecido como draisiana, foi um substancial melhoramento do celerífero, desenvolvido em 1780 pelo francês Conde de Sivrac. O celerífero era composto de uma barra de madeira sobre duas rodas e não fazia curvas e Drais lhe acrescentou um guidão e um rudimentar mecanismo de freio. A patente da draisana foi requerida em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e outras cidades europeias.

Para saber mais:

Datas oficiais municipais e estaduais no Brasil

Atualmente são conhecidos cinco estados e onze municípios brasileiros que possuem datas oficiais (por meio de Lei ou Decreto) para Dia do Ciclista ou Dia da Bicicleta (ou semana).

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Outras referências não confirmadas

Ocasionalmente são encontradas referências a datas comemorativas ou alusiva à bicicleta e ao ciclista, mas das quais não se encontram fundamentação ou comprovação. Dentre estas referências, citamos:

  • 15 de março: Dia do Ciclista, Dia Mundial do Ciclista, Dia Internacional do Ciclista
  • 15 de abril: Dia Mundial do Ciclista
  • 08 de outubro ou 13 de dezembro: em referência a Madonna del Ghisallo, que, no panteão católico, é referida com como Padroeira dos Ciclistas; sem data encontrada; ver aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Informações gerais e demais conteúdos no ObservaBici

Acesse abaixo os resultados da Pesquisa Avançada no portal do Observatório da Bicicleta para Eventos, Notícias, Legislação e Publicações:

.

Notícias relacionadas

Estudantes da Escola Castro Alves participam de palestra sobre educação no trânsito em Imperatriz

Setor é responsável por conscientizar e elaborar projetos que levam informações importantes para a segurança de condutores e pedestres   Dando continuidade ao cronograma de ações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), a continue lendo…

Leia mais

Semana Municipal do Ciclista contará com atividades diárias em Pelotas

A Semana Municipal do Ciclista de Pelotas, instituída pela Lei 6.492/2017, completará cinco anos com programação diária, de 15 a 21 deste mês. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Transporte e Trânsito, com apoio continue lendo…

Leia mais

Sesc PR promove passeio ciclístico para toda a família em alusão ao Dia do Ciclista no Paraná

Um dos passeios ciclísticos mais conhecidos do Paraná volta em 2022 na intenção de oferecer uma atividade prazerosa para toda a família, em diversas cidades do Estado.  É o Ciclo Sesc, promovido neste sábado (20) continue lendo…

Leia mais

Dia Municipal do Ciclista é celebrado com várias atividades em João Monlevade

Entre os dias 15 e 19 de agosto, a Associação Bike é Vida de Ciclismo (ABIVIC), em parceria com a Câmara Municipal de João Monlevade, irá promover várias atividades em comemoração ao Dia Municipal do continue lendo…

Leia mais

Exposição do Dia do Ciclista em Icaraí traz obras de alunos da rede municipal

Representadas em trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Iberê Camargo e Eduardo Kobra, as bicicletas viraram obras de arte, dessa vez, pelas mãos das crianças da rede municipal de ensino de Niterói. O Centro Cultural continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do Ciclista traz reflexão sobre importância e desafios na prática do esporte

Data celebrada em 19 de agosto mostra potencial do Brasil para o desenvolvimento da modalidade. Crescimento é evidenciado pela realização de eventos consolidados mundialmente, como o GFNY, que ocorre em Bento Gonçalves, dia 16 de continue lendo…

Leia mais

CCR ViaOeste promove ação educativa para ciclistas em Barueri

A CCR ViaOeste promoveu neste domingo (14) uma blitz educativa sobre segurança focada em ciclistas na Alameda Araguaia, no bairro de Alphaville, em Barueri. As atividades marcaram o Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 continue lendo…

Leia mais

Ciclistas promoverão feira de saúde gratuita no dia 21 em Aracaju

ferição de pressão, doação de sangue, atendimento odontológico, massagens relaxantes, oficina de treino para ciclistas, saúde alimentar, aulas educativas de trânsito infantil, conscientização sobre o combate à violência, arrecadação de alimentos, brinquedos e doação de continue lendo…

Leia mais

Atividades da Semana Municipal do Ciclista estão confirmadas em Pelotas

A chuva desta segunda-feira (15) provocou o cancelamento das atividades do início da Semana Municipal do Cliclista, que transcorre até domingo (21) e foi instituída pela Lei 6.492/2017. Para esta terça-feira (16) e durante todos os dias seguintes, o planejamento continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Bezerros promove palestras gratuitas em alusão ao mês do ciclismo

A Prefeitura de Bezerros, Agreste de Pernambuco, vai promover palestras gratuitas em alusão ao mês do ciclismo. As ações vão acontecer até a sexta-feira (19), dia em que é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 11