| | | | |

Em Arapiraca, Ciclovia do Trabalhador garante segurança no trânsito e melhora a autoestima da população

A linha férrea teve papel importante para o desenvolvimento de Arapiraca. Nos tempos áureos, diminuía as distâncias entre origem e destino, aproximando cidades e pessoas. Colaborou não apenas na construção comercial e de estrutura de Arapiraca, mas também no campo esportivo. No início dos anos 50, o Ferroviário, time alvinegro formado por funcionários da linha, foi o antecessor do ASA de Arapiraca.

Mas com o passar do tempo, a rede ferroviária perdeu espaço e caiu no esquecimento. Ao longo dos anos, Arapiraca perdeu a linha para o lixo que, muitas vezes ficava acumulado nas proximidades dos trilhos.

Imagens do passado. Na atual gestão do prefeito Luciano Barbosa, os trilhos do desenvolvimento foram retomados e os investimentos no trecho não apenas transformam a paisagem, mas também elevam a autoestima dos moradores e garantem a segurança de quem trafega de bicicleta para trabalhar ou simplesmente para se divertir.

A linha férrea ganhou outro nome. Virou Ciclovia do Trabalhador. É a maior obra de mobilidade urbana de Alagoas. É o sonho sendo concretizado e melhorando a condição da população.

No próximo dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. O presente vai sendo entregue em cada etapa concluída da obra. Duas delas já foram entregues pela Prefeitura de Arapiraca e já ganharam espaço na vida de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

O pedreiro Manoel da Silva mora no bairro Manoel Teles e trabalha numa obra no bairro Brasiliana. O caminho pela Ciclovia não só encurtou o trajeto, como também tornou mais segura cada pedalada.

“O prefeito está de parabéns por esta obra. Antes a gente tinha que se livrar dos carros, motos e caminhões. Nem todo mundo respeita quem está de bicicleta. Agora a gente aproveita a ciclovia”, disse Manoel.

“Aqui não tinha acesso porque era cheio de bagaceira nesta linha. Depois da obra, as coisas mudaram e muito. Ficou muito boa. Nota 10”, afirmou Edson da Silva, servente de pedreiro, que utiliza a bicicleta como meio de transporte para trabalhar com Manoel.

“Era muito perigoso passar por aqui de bicicleta. Ficava com medo. Eu preferia ir pelo Bosque das Arapiracas. Dava uma volta grande, era mais longe, mas era mais seguro. Agora a realidade é bem melhor aqui. Não precisa se arriscar”, comentou Jorge Pereira da Silva, de 47 anos, que mora no bairro Brasiliana e trabalha com material reciclável.

A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades. A saída encontrada pelo prefeito Luciano Barbosa consegue solucionar vários problemas com a mesma obra.

“A ciclovia é uma obra gigante da Prefeitura de Arapiraca para dar mais segurança e conforto ao ciclista arapiraquense. O ciclista poderá atravessar a cidade de um lado a outro com tranquilidade, tanto para lazer quanto para o trabalho”, afirmou o agente de trânsito Édson Fábio.

Seguindo a linha do desenvolvimento, novas etapas estão em andamento, seguindo o fluxo para melhorar o tráfego de um extremo a outro de Arapiraca.

LAZER – Os integrantes da equipe Caça-Trilha se divertem com o novo espaço de lazer. Os passeios, em geral, à noite, agora têm iluminação e espaço para a diversão.

“Parabéns prefeito Luciano Barbosa por esta obra. Vai ligar os extremos de Arapiraca e será ainda muito mais útil para a população. Andar de bicicleta está mais seguro”, explicou o trilheiro Jonathas Fernandes. É a atividade esportiva sendo devolvida para a linha férrea que viu nascer o Ferroviário na década de 50.

A mudança melhorou a autoestima de quem mora nas proximidades da linha. Seguindo a linha de raciocínio, dona Nadja, de 57 anos, agora anda tranquilamente no espaço destinado aos pedestres na nova paisagem.

“Era uma coisa feia: lixo, esgoto, rato, barata, insetos. Meu Deus!! Agora chega dá emoção de andar por aqui. Nossa alegria é essa, de ver sempre limpinho e conservado. Está o paraíso”, afirmou dona Nadja Maria.

Por falar em limpeza, não dá pra medir o tamanho do sorriso da Luciana. Servidora pública, limpava com gosto a ciclovia quando foi abordada pela reportagem.

“Eu fico muito orgulhosa de colaborar e manter assim, lindo. Viu como o pessoal de bicicleta passa sossegado? É muito importante para todo mundo”, afirmou Luciana dos Santos.

“O prefeito Luciano Barbosa assumiu um grande compromisso pelo bem da sociedade. Garante a segurança para as pessoas que utilizam a bicicleta como transporte para o trabalho ou como lazer, modifica uma paisagem, valoriza a área e 0 a autoestima dos moradores dos trechos que recebem as melhorias. Uma visão de futuro para solucionar problemas no presente”, declarou Josenildo Souza, superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca.

A Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca, quando concluída, terá mais de 8 km de extensão. Vai interligar os bairros Santa Edwiges, Brasiliana, Capiatã, Baixa Grande, Eldorado, Baixão, Primavera, Cacimbas, João Paulo II até a Rodovia AL-110, nas imediações do Conjunto Residencial Brisa do Lago.

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *