Dados

Para o Observatório, dados são informações quantitativas sobre assunto específico, expressos em termos absolutos ou estatísticos, resultantes de pesquisa, levantamento, monitoramento ou cálculo.

Os dados disponíveis no Observatório podem ser tanto extraídos de relatórios de pesquisa mais amplos, livros, artigos etc., quanto de levantamentos realizados especialmente para este fim.


Dados disponíveis no Acervo

Frota de bicicletas no Brasil

Dados sobre a quantidade de bicicletas existentes no Brasil produzidos por duas instituições

Mortes de ciclistas no trânsito brasileiro

Dados sobre mortes de ciclistas no trânsito entre 2015 e 2019 na plataforma de dados do DATASUS em 2020

Percentual de ciclomobilidade no Brasil

Dados sobre o percentual de uso da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras produzidos por diversas instituições

Malha cicloviária brasileira

Dados sobre a quantidade de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades brasileiras produzidos por diversas instituições (em breve)


Outras referências no ObservaBici

Dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Qual o impacto dos grupos de pedal noturnos no contador de ciclistas de Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli. Em conversas sobre os números do contador de ciclistas de Belo Horizonte, instalado na Av. Bernardo Monteiro, uma questão recorrente, diz respeito à provável alta representatividade dos grupos de pedais noturno frente continue lendo…

Leia mais

388 mil furtos e 55 mil roubos de bicicletas foram registrados no Brasil em 2021, de acordo com o IBGE

  Os dados divulgados no último sábado (7) pelo IBGE são do módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em uma parceria com o Ministério da Justiça continue lendo…

Leia mais

Pesquisa do Strava mostra aumento de 56% nos esportes praticados por mulheres no Brasil em 2022

O documento anual revela tendências globais no esporte e no deslocamento. Além de aparecer em destaque nas práticas esportivas do público feminino, o Brasil também ficou em evidência no ciclismo. O Rio de Janeiro foi continue lendo…

Leia mais

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?

Por Cristiano Scarpelli   O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…

Leia mais

2ª Pesquisa de Avaliação confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*. Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em continue lendo…

Leia mais

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso

O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…

Leia mais

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho

Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…

Leia mais

Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim   Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…

Leia mais

Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Passados 27 meses desde o lançamento, Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, abre seu segundo processo de avaliação pelos seus usuários/as e colaboradores/as, que são convidadas/os a apresentarem continue lendo…

Leia mais

Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte

Por Cristiano Scarpelli   Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5