Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

“Startup de bicicleta compartilhada Tembici levanta aporte de US$ 47 mi”

“A startup de bicicletas compartilhadas Tembici anuncia nesta quarta-feira, 3, que recebeu um aporte de US$ 47 milhões, liderada pelos fundos Valor Capital e Redpoint eVentures. A rodada também contou com a participação do IFC, continue lendo…

Leia mais

“Dane-se a sustentabilidade! Uber destruiu milhares de bicicletas elétricas”

“Há dois anos, a Uber adquiriu a startup de compartilhamento de bicicletas Jump por US $ 200 milhões . Três semanas atrás, transferiu o negócio para a Lime, outra empresa de micromobilidade, como parte de um acordo que também envolvia continue lendo…

Leia mais

“Levantamento aponta preferência pela bicicleta compartilhada no desconfinamento. Mas é preciso infraestrutura”

“Infraestrutura é fundamental para estimular o uso da bicicleta como transporte no pós-pandemia. Na RMR, quantidade de ciclofaixas ainda é pequena. O Recife ultrapassou 100 quilômetros no fim de 2019 […].” ___ Leia a matéria continue lendo…

Leia mais

“Uber destrói milhares de bicicletas e patinetes elétricos”

“A Uber está destruindo milhares de bicicletas e patinetes elétricos na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. No início do mês, a empresa vendeu a sua divisão de micromobilidade Jump para a startup Lime. O continue lendo…

Leia mais

“Aluguel de bicicletas para quem precisa sair de casa”

“Em meio à pandemia de coronavírus, cada um tenta ajudar como pode. Sem poder realizar os passeios que costuma organizar, o projeto Pedala Queimados planeja alugar suas bicicletas à população que realmente precise sair de continue lendo…

Leia mais

“Número de viagens das bicicletas ‘laranjinhas’ cai 75% em um mês”

” Em um mês, o número de viagens de usuários do Bike Pe, sistema de compartilhamento de bicicletas, caiu 75% nos três municípios com oferta do serviço no estado. O dado é da Secretaria de continue lendo…

Leia mais

“Na contramão do Vai de Bike, Tembici pede para que usuários do BikePE fiquem em casa”

“Para incentivar as pessoas a ficar em casa neste período de afastamento social, a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, e o Itaú Unibanco fazem campanha para que seus usuários não utilizem as continue lendo…

Leia mais

“O direito de ir e vir em meio à pandemia”

“Novo coronavírus propicia reflexão sobre mobilidade, o valor da livre locomoção e desafios ambientais futuros para manter a boa qualidade do ar no pós-quarentena. Partindo sempre do pressuposto de que a nossa maior prioridade neste continue lendo…

Leia mais

“Por que as bikes sem estação e os patinetes elétricos não deram certo?”

” Embora o discurso em todas as situações tenha sido de que foi uma paralisação estratégica, o mercado não acredita no retorno. Pelo menos não da mesma forma. Agora, a questão é entender o porque continue lendo…

Leia mais

“Bicicletas compartilhadas em Cascavel: quanto vai custar e como vai funcionar?”

” As duas primeiras estações com bicicletas para uso compartilhado em Cascavel devem estar nas ruas de Cascavel dentro dos próximos dois meses. A CGN conversou com a Mobhis Automação Urbana Ltda, empresa vencedora da continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7