Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Inscrição para os órgãos administrativos do Fórum Mundial da Bicicleta

Português INSCRIÇÃO PARA OS ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA Pela primeira vez se abre a possibilidade de criação de uma Secretaria de Memória, composta por 1 organização da sociedade civil (para manter vivo continue lendo…

Leia mais

Erika Sallum, que sua mensagem viva!

Por Caio Guatelli. Em 27 de abril de 2017, a jornalista Erika Sallum estreava na Folha o Ciclocosmo. No seu primeiro artigo, publicado aqui, Erika introduzia ao leitor “o poder transformador de uma simples bicicleta”, continue lendo…

Leia mais

ONG promove mobilidade sustentável através da bicicleta nas aldeias indígenas do Brasil

As ações vão desde doações até investimento e mentoria. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos indígenas brasileiros vivem em território urbano. Se for parar para pensar continue lendo…

Leia mais

Mobilidade, diversidade e ação social no Shimano Fest 2021

A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…

Leia mais

Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro

Transformar a dor em uma ação positiva, ainda que em meio a processos muito difíceis, foi a experiência vivida pelo economista Persio Davison, de 73 anos. Da trágica morte de seu filho, Pedro Davison, atropelado por continue lendo…

Leia mais

Santuário Frei Galvão tem programação especial pelo Dia Nacional do Ciclista

Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, o Santuário São Frei Galvão preparou uma programação especial para domingo, 22 de agosto, com celebração de Missa e bênção das bicicletas. O Santuário de São Frei Galvão continue lendo…

Leia mais

Em memória de Erika Sallum – Uma jornalista, cicloativista e amiga

No sábado, 14/08, perdemos Erika Sallum, jornalista e cicloativista. Erika era colunista da Folha de SP e editora da revista Go Outside (Editora Três/Rocky Mountain). Erika sempre foi preocupada com a paz no trânsito e continue lendo…

Leia mais

Cicloativista e jornalista Érika Sallum morre aos 45 anos de câncer

Neste sábado, morreu a jornalista e cicloativista Érika Sallum (45). Ela era defensora de que as ciclovias deveriam ser inclusivas, principalmente a do Rio Pinheiros. A comunicadora foi a óbito do último sábado (14), vítima de câncer continue lendo…

Leia mais

Erika Sallum: campanha quer batizar ciclovia com nome da jornalista após sua morte

Cicloativistas e amigos de Erika Sallum começaram uma campanha para que a ciclovia do Rio Pinheiros receba o nome da jornalista e diretora de redação da Go Outside, que morreu na noite do último sábado (14). continue lendo…

Leia mais

Retorno do Talibã é uma ameaça às mulheres ciclistas do Afeganistão

Com a insurgência do Talibã a geração de mulheres ciclistas do Afeganistão corre risco de acabar devido a restrição de direitos impostas pelos talibãs. O grupo extremista Talibã tomou o controle de Cabul, capital do continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 34