Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Paço do Frevo promove encontro gratuito que mistura Frevo e cicloações

Buscando integrar os amantes do frevo e os ciclistas às ações de salvaguarda do ritmo pernambucano, o Paço do Frevo inicia nesta quinta-feira (18/11) o encontro “Frevo, mobilidade e ciclomoção”. A iniciativa se divide em continue lendo…

Leia mais

Cicloativistas e Ippuc fazem contagem de ciclistas nesta semana em Curitiba

A Associação de Ciclistas do Alto iguaçu (Cicloiguaçu), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), está nas ruas de Curitiba para um novo levantamento sobre o tráfego de bicicletas na continue lendo…

Leia mais

Ciclistas vítimas de atropelamento convivem com a sensação de impunidade

Acidentes de trânsito que envolvem carro e bicicleta têm crescido nos últimos meses. Na comparação com alguém que trafega em  automóvel, quem anda de bicicleta tem oito vezes mais risco de morrer em uma colisão. As continue lendo…

Leia mais

Um novo olhar sobre o sistema cicloviário

Os enormes desafios gerados pelo crescimento das grandes metrópoles impõem uma visão estratégica alternativa à mobilidade urbana. Por conta disso, em quase todas as cidades sustentáveis do planeta, especialmente em alguns países europeus, como na continue lendo…

Leia mais

Sensor conta quantas bicicletas passam por rua de Blumenau e resultado surpreende

Um sensor instalado na Rua Antônio da Veiga, em Blumenau, contou durante cinco meses o número de bicicletas que passam por dia pela pequena ciclofaixa da via. O resultado, apresentado nesta semana ao Conselho de continue lendo…

Leia mais

Mc Lebra lança funk para fomentar o uso da bicicleta em Cidade Tiradentes e difundir o direito dos ciclistas

A produção é da Funk Tv: uma das principais produtoras de funk de São Paulo São Paulo, novembro de 2021 – Criticado e marginalizado, o Funk tornou-se um dos maiores movimentos periféricos político e cultural, que continue lendo…

Leia mais

Lisboa: manifestação em defesa da ciclovia juntou mil pessoas

Com a vitória de Carlos Moedas nas eleições para a Câmara de Lisboa, a possibilidade de cumprir a sua promessa de acabar com a ciclovia da Avenida Almirante Reis está a indignar muitos utilizadores de continue lendo…

Leia mais

Ciclistas reclamam da falta de segurança e infraestrutura em Aracaju

Mais de cinco mil pessoas utilizam ciclovias todos os dias em Aracaju, mas essa parcela da população que opta pela bicicleta sofre com riscos diariamente. Esses usuários apontam descaso do poder público com a segurança continue lendo…

Leia mais

Erika Sallum: uma grande cicloativista

Por Milo Araújo. Recentemente faleceu de câncer uma grande ativista do ciclismo. Erika Soares Sallum tinha 45 anos. A jornalista e ciclista lutava pelo uso da bicicleta como ferramenta social, com o seu poder de continue lendo…

Leia mais

Gestão do trânsito no Brasil ainda é focada no carro e não no cidadão ou ciclista, diz ativista

Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em incidentes de trânsito no Brasil. Durante a pandemia, o número de sinistros aumentou em grande porcentagem. A Spuntik Brasil entrevistou ativista para entender o que continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 34