Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Portugal: “Estratégia nacional para a bicicleta faz anos sem pedalada. Precisa urgentemente de liderança e recursos”

Foi publicada a 2 de Agosto de 2019 a Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030[1]. A Estratégia, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros, estabelece metas ambiciosas para o país. Entre elas, que a continue lendo…

Leia mais

Mortes: Jornalista e viajante, se reinventou no ciclismo

A primeira paixão de Erika Soares Sallum foi o jornalismo. Aos 9 anos já falava nisso e, quando fez 10 ou 11, seu pai resolveu colocar as assinaturas das revistas semanais no nome da filha. continue lendo…

Leia mais

Ministério Público do Amazonas quer segurança e direitos de ciclistas no sistema de mobilidade urbana

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realiza, nos dias 11 e 12/08, debate virtual acerca do uso de bicicletas no sistema de mobilidade urbana de continue lendo…

Leia mais

Como vai ser o Fórum Mundial da Bicicleta, em Rosário, Argentina

Entrevistamos Yamila Maribel Riego, uma das articuladoras do grande encontro da bicicleta, que acontece agora em setembro, às margens do rio Paraná. E é grátis!  Rosário, a bela cidade às margens do rio Paraná, prepara-se continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil

Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…

Leia mais

Assine o “Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES”

Qual o objetivo do abaixo-assinado O abaixo-assinado Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES tem o objetivo de melhorar as atuais propostas de mobilidade frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, com base nas demandas mais continue lendo…

Leia mais

Bike-a-thon Cidade Tiradentes: ONG oferece mentorias e prêmios para iniciativas de bicicleta

As 4 selecionadas receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para desenvolver suas ideias e projetos A bicicleta é uma ferramenta acessível e também o meio de transporte mais eficiente em distâncias de até 7 km. Potencializando continue lendo…

Leia mais

Semana do Caminhar 2021 celebra o caminhar e os espaços verdes pelas cidades

Organizada pelo SampaPé, quinta edição une diversas organizações de todo país para ressaltar importância dos espaços verdes e da natureza na cidade O uso de praças e o desejo por cidades mais verdes ficou ainda continue lendo…

Leia mais

Viver de Bike em Macaé: faça o curso e ganhe uma bicicleta!

ONG promove em parceria com a Ocyan, curso gratuito de mecânica, empreendedorismo e gestão financeira Segundo a pesquisa realizada pela Aliança Bikes com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor fabril continue lendo…

Leia mais

Ciclista passa por cima de carro estacionado em ciclofaixa

Na última segunda-feira (5), uma ciclista chilena se irritou com um carro estacionado de forma irregular em uma ciclovia, e acabou passando por cima do veículo com bike e tudo. Seu protesto e descontentamento foi continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 34