Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Transformar energia em deslocamentos verdes

Entrevista com Suzana Nogueira. Quando um deslocamento depende da energia do indivíduo com a ajuda de equipamentos não motorizados ou mesmo sem ela, estamos falando de mobilidade ativa. Caminhada, andar de bicicleta e outras são continue lendo…

Leia mais

Grupo faz festa de aniversario para buraco em ciclovia da Berrini, em São Paulo

Um enorme buraco de mais de 10 metros de profundidade na ciclovia da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na altura do número 1350, no Itaim Bibi (zona oeste da cidade de São Paulo), recebeu uma continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta cria seu Conselho Consultivo

O Observatório da Bicicleta, um instrumento mantido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, está em constante aperfeiçoamento e avançando enquanto um centro de referência em ciclomobilidade – por isso, e tendo em vista  continue lendo…

Leia mais

Leo Aversa desqualifica ciclismo e ofende seus praticantes em texto publicado no Globo

Nesta terça-feira, 5 de outubro, foi publicado um artigo do fotógrafo e colunista Leo Aversa intitulado ‘A invasão dos playboys ciclistas’ na editoria de cultura do O Globo. No texto, o articulista critica algumas atitudes continue lendo…

Leia mais

Ciclistas mulheres de BH se unem em grupo para combater casos de assédio como o vivido por jovem no Paraná

Casos de assédio, como o sofrido pela paranaense Andressa Lustosa, de 25 anos, que caiu da bicicleta após um homem passar a mão no corpo dela (vídeo acima), são frequentes na rotina de ciclistas em continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é tema da Maratona de Ideias do SESC São Paulo

O Instituto Aromeiazero e unidades do Sesc SP apoiam  ideias, projetos e negócios que utilizam a bicicleta para fortalecer o território central durante e pós pandemia   De acordo com os dados levantados pela Aliança continue lendo…

Leia mais

Servidores e servidoras se mobilizam para o Dia Mundial sem Carro

Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, um grupo de servidores e servidoras do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), que vai ao trabalho pedalando, realiza ação do projeto “De bike ao trabalho”. A proposta é continue lendo…

Leia mais

Voluntariado e bicicleta: uma ótima combinação

Por Martina Buazar . O dia do voluntário é celebrado todo dia 28 de agosto e é uma data que dá luz a importância do trabalho não remunerado a diferentes causas, ou seja, são diferentes formas continue lendo…

Leia mais

Portugal: Federação desafia a andar de bicicleta na Semana da Mobilidade

Entre 16 e 22 de setembro celebra-se a 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. O tema central deste ano é a “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”. Há muitas iniciativas a decorrer em continue lendo…

Leia mais

Inscripción para los órganos administrativos del Foro Mundial de la Bicicleta

Español INSCRIPCIÓN PARA LOS ÓRGANOS ADMINISTRATIVOS DEL FORO MUNDIAL DE LA BICICLETA Por primera vez se abre la posibilidad de crear una Secretaria de Memoria, compuesta por 1 organización de la sociedad civil (para mantener continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 34