Bancos de Dados

Bancos de Dados (arquivos, pesquisas, audiovisuais, bibliografia etc.) são ferramentas importantes para o conhecimento, monitoramento e ação sobre a realidade.

Nesta seção reunimos bancos de dados mantidos por organizações diversas com foco principal ou relacionado com a ciclomobilidade.


Bancos de dados

Acervos ObMob Salvador

Videoteca da Ameciclo

Biblioteca da ANTP

Biblioteca da Mobilidade a Pé

  • Conteúdo: acervo de publicações técnicas, trabalhos acadêmicos e produções próprias e sobre a mobilidade a pé e urbanismo
  • Mantenedor: Como Anda
  • Acesso: Clique aqui

Biblioteca Transporte Ativo

  • Conteúdo: livros, artigos, pesquisas, manuais, vídeos e legislação, entre outros, sobre assuntos diversos, tais como educação, infraestrutura, bicicletas compartilhadas e ciclologística
  • Mantenedor: Associação Transporte Ativo
  • Acesso: Clique aqui

Banco de Dados de Cartas Compromisso nas Eleições

  • Conteúdo: Cartas Compromisso entregues para candidaturas aos poderes executivo e legislativo nas esferas nacional, estadual e municipal. As Cartas Compromisso, que contém propostas para a melhoria da ciclomobilidade, da mobilidade a pé e do transporte público coletivo e foram elaboradas por organizações da sociedade civil
  • Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar uma nova Carta Compromisso: entre em contato com o ObservaBici

Banco de Dados de PlanMobs

  • Conteúdo: Planos de Mobilidade Urbana (PlanMobs) de municípios brasileiros e documentos relacionados – praticamente todos os PlanMobs incluem a bicicleta no sistema de mobilidade urbana. Contém informações sobre a situação dos PlanMobs de 470 cidades, sendo que de 206 delas há documentos para baixar
  • Mantenedores: Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar um novo PlanMob: entre em contato com a Campanha

Banco de Dados de Relatórios de Desafios Intermodais

Banco de Dados de Imagens de Comparação Intermodal

Levantamento de Vias Recreativas do Brasil


Conteúdo sobre bancos de dados no ObservaBici

Bancos de dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BANCOS DE DADOS

INSIRA BANCOS DE DADOS

Notícias relacionadas

Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga

Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Infosiga SP, continue lendo…

Leia mais

“Como adiamento do Censo pode afetar projetos e melhorias na mobilidade”

Por Kelly Fernandes “A ausência de dados e estatísticas limita a capacidade do poder público de responder às demandas da população por mais e melhor infraestrutura de mobilidade. E, em caso de falta de compromisso continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta recebe ótima avaliação na 1ª Pesquisa – Edição 2020

A 1ª Pesquisa de Avaliação do Observatório da Bicicleta por Usuárias e Colaboradoras* foi realizada em julho de 2020, quando completou seis meses de atividade, e trouxe um resultado bastante positivo. A Avaliação foi aberta continue lendo…

Leia mais

Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2020

Apesar de estar há menos de 6 meses no ar, o Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, já pode e deve ser avaliado por seus usuários e colaboradores, continue lendo…

Leia mais

Dados do Strava contribuem para melhoria da infraestrutura de mobilidade urbana

O Strava, maior rede social de participação esportiva do mundo, com mais de 47 milhões de atletas e um milhão de novos usuários a cada 30 dias, anunciou nesta quarta-feira (6/11), o lançamento do Metro continue lendo…

Leia mais

Strava fornece dados para melhorar estrutura cicloviária de cidades

O Strava é o aplicativo de ciclismo mais usado no mundo. Com ele ciclistas e corredores de rua podem marcar os trajetos que percorrem, ter acesso a informações detalhadas de velocidade média, altitude, distância percorrida, continue lendo…

Leia mais

“Número de ciclistas mortos no Paraná cresce 54% em um ano, diz Ministério da Saúde”

” O número de ciclistas mortos no trânsito do Paraná voltou a crescer de forma expressiva. De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2018, último ano continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5