Bancos de Dados

Bancos de Dados (arquivos, pesquisas, audiovisuais, bibliografia etc.) são ferramentas importantes para o conhecimento, monitoramento e ação sobre a realidade.

Nesta seção reunimos bancos de dados mantidos por organizações diversas com foco principal ou relacionado com a ciclomobilidade.


Bancos de dados

Acervos ObMob Salvador

Videoteca da Ameciclo

Biblioteca da ANTP

Biblioteca da Mobilidade a Pé

  • Conteúdo: acervo de publicações técnicas, trabalhos acadêmicos e produções próprias e sobre a mobilidade a pé e urbanismo
  • Mantenedor: Como Anda
  • Acesso: Clique aqui

Biblioteca Transporte Ativo

  • Conteúdo: livros, artigos, pesquisas, manuais, vídeos e legislação, entre outros, sobre assuntos diversos, tais como educação, infraestrutura, bicicletas compartilhadas e ciclologística
  • Mantenedor: Associação Transporte Ativo
  • Acesso: Clique aqui

Banco de Dados de Cartas Compromisso nas Eleições

  • Conteúdo: Cartas Compromisso entregues para candidaturas aos poderes executivo e legislativo nas esferas nacional, estadual e municipal. As Cartas Compromisso, que contém propostas para a melhoria da ciclomobilidade, da mobilidade a pé e do transporte público coletivo e foram elaboradas por organizações da sociedade civil
  • Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar uma nova Carta Compromisso: entre em contato com o ObservaBici

Banco de Dados de PlanMobs

  • Conteúdo: Planos de Mobilidade Urbana (PlanMobs) de municípios brasileiros e documentos relacionados – praticamente todos os PlanMobs incluem a bicicleta no sistema de mobilidade urbana. Contém informações sobre a situação dos PlanMobs de 470 cidades, sendo que de 206 delas há documentos para baixar
  • Mantenedores: Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar um novo PlanMob: entre em contato com a Campanha

Banco de Dados de Relatórios de Desafios Intermodais

Banco de Dados de Imagens de Comparação Intermodal

Levantamento de Vias Recreativas do Brasil


Conteúdo sobre bancos de dados no ObservaBici

Bancos de dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BANCOS DE DADOS

INSIRA BANCOS DE DADOS

Notícias relacionadas

Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas

Por Cristiano Scarpelli   Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 continue lendo…

Leia mais

Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli   Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e continue lendo…

Leia mais

Vá de Bicicleta

Por Bruno Panseri. Cada vez mais, transportes alternativos tomam conta das cidades. Seja por uma questão de economia ou saúde, seja para gerar menos poluição, eles também ajudam a melhorar a mobilidade urbana. Para se continue lendo…

Leia mais

Travessia de bicicleta em viadutos de BH aumenta até 70% após instalação de estruturas cicloviárias

Por Cristiano Scarpelli No mês de maio de 2021, Belo Horizonte recebeu suas duas primeiras infraestruturas cicloviárias em viadutos, as quais, tudo indica, influenciaram positivamente mais gente a pedalar nos locais. A primeira a ser continue lendo…

Leia mais

Niterói: câmeras de monitoramento contabilizam as bicicletas na ciclovia

As câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) foram aliadas da Coordenadoria Niterói de Bicicleta na contagem de bikes que circulam pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…

Leia mais

Sensor conta quantas bicicletas passam por rua de Blumenau e resultado surpreende

Um sensor instalado na Rua Antônio da Veiga, em Blumenau, contou durante cinco meses o número de bicicletas que passam por dia pela pequena ciclofaixa da via. O resultado, apresentado nesta semana ao Conselho de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil

Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…

Leia mais

Macromobilidade

Por Gláucia Pereira.  Horace Dediu, empresário estadunidense, cunhou o termo micromobilidade pela primeira vez em 2017 no Tech Festival, em Copenhagem. Com isso, entendia que o conceito articulava novos modos ativos de transporte a modos já continue lendo…

Leia mais

Apesar de ter 1,6 milhão de bicicletas, 9 mil delas circulam na cidade de SP todos os dias, diz CET

Um estudo inédito mostra que há 1,6 milhão de bicicletas na cidade de São Paulo, mas dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que 9 mil delas circulam todos os dias. O levantamento continue lendo…

Leia mais

Movimento em ciclovia dobra na pandemia

Mais pessoas estão pedalando nas ciclovias de São Paulo. E a quantidade de bikes circulando deve aumentar com a redução no imposto de importação.

Leia mais
1 2 3 4 5