Bancos de Dados

Bancos de Dados (arquivos, pesquisas, audiovisuais, bibliografia etc.) são ferramentas importantes para o conhecimento, monitoramento e ação sobre a realidade.

Nesta seção reunimos bancos de dados mantidos por organizações diversas com foco principal ou relacionado com a ciclomobilidade.


Bancos de dados

Acervos ObMob Salvador

Videoteca da Ameciclo

Biblioteca da ANTP

Biblioteca da Mobilidade a Pé

  • Conteúdo: acervo de publicações técnicas, trabalhos acadêmicos e produções próprias e sobre a mobilidade a pé e urbanismo
  • Mantenedor: Como Anda
  • Acesso: Clique aqui

Biblioteca Transporte Ativo

  • Conteúdo: livros, artigos, pesquisas, manuais, vídeos e legislação, entre outros, sobre assuntos diversos, tais como educação, infraestrutura, bicicletas compartilhadas e ciclologística
  • Mantenedor: Associação Transporte Ativo
  • Acesso: Clique aqui

Banco de Dados de Cartas Compromisso nas Eleições

  • Conteúdo: Cartas Compromisso entregues para candidaturas aos poderes executivo e legislativo nas esferas nacional, estadual e municipal. As Cartas Compromisso, que contém propostas para a melhoria da ciclomobilidade, da mobilidade a pé e do transporte público coletivo e foram elaboradas por organizações da sociedade civil
  • Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar uma nova Carta Compromisso: entre em contato com o ObservaBici

Banco de Dados de PlanMobs

  • Conteúdo: Planos de Mobilidade Urbana (PlanMobs) de municípios brasileiros e documentos relacionados – praticamente todos os PlanMobs incluem a bicicleta no sistema de mobilidade urbana. Contém informações sobre a situação dos PlanMobs de 470 cidades, sendo que de 206 delas há documentos para baixar
  • Mantenedores: Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar um novo PlanMob: entre em contato com a Campanha

Banco de Dados de Relatórios de Desafios Intermodais

Banco de Dados de Imagens de Comparação Intermodal

Levantamento de Vias Recreativas do Brasil


Conteúdo sobre bancos de dados no ObservaBici

Bancos de dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BANCOS DE DADOS

INSIRA BANCOS DE DADOS

Notícias relacionadas

Convocatória Perfil Ciclista 2021

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade. Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso. Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades continue lendo…

Leia mais

Atuação em mobilidade a pé ganha destaque com a biblioteca digital do Como Anda 

Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis    Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões continue lendo…

Leia mais

Fantasmas: Por que acidentes com ciclistas não são contabilizados?

A bicicleta passou a fazer parte da vida de muita gente. Do passeio ao trabalho, a ‘magrela’ foi adotada pelos cariocas e se tornou fundamental para enfrentar o já sempre caótico trânsito da cidade, além continue lendo…

Leia mais

Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas

Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado continue lendo…

Leia mais

Strava Metro disponibiliza dados para tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

O aplicativo Strava passou a disponibilizar acesso gratuito à uma ferramenta que mapeia como ciclistas, corredores e pedestres estão usando as ruas das cidades, a partir desta quarta (23). No Strava, atletas e esportistas podem continue lendo…

Leia mais

Strava libera gratuitamente dados de mobilidade urbana

O aplicativo de monitoramento de transporte urbano Strava está disponibilizando gratuitamente nesta quarta-feira sua plataforma digital que compila dados sobre deslocamento em transportes não motorizados. O Strava Metro agrega de forma anônima os dados dos percursos continue lendo…

Leia mais

Strava Metro, dados de deslocamento urbano de bike agora são gratuitos

O Strava, a principal plataforma para atletas e a maior comunidade esportiva do mundo, com mais de 68 milhões de atletas e mais de 9 milhões só no Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 23, que o continue lendo…

Leia mais

Bicicleta substitui carros e ônibus durante pandemia

Para fugir das aglomerações em terminais de ônibus ou como alternativa mais saudável, a bicicleta surge como opção para quem precisa se deslocar para o trabalho nas ruas de Goiânia A pandemia da Covid-19 transformou continue lendo…

Leia mais

App Strava libera acesso a dados detalhados sobre como ciclistas pedalam nas ruas

O aplicativo Strava passou a disponibilizar acesso gratuito à uma ferramenta que mapeia como ciclistas, corredores e pedestres estão usando as ruas das cidades, a partir desta quarta (23). No Strava, atletas e esportistas podem continue lendo…

Leia mais

No Dia Mundial Sem Carro, Caloi cria “Calculadora da Mobilidade”

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, no “Dia Mundial Sem Carro”, comemorado em 22 de setembro, a Caloi em parceria com a Oxigen criou a “calculadora da mobilidade”, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5