| | | |

Apesar de ter 1,6 milhão de bicicletas, 9 mil delas circulam na cidade de SP todos os dias, diz CET

Um estudo inédito mostra que há 1,6 milhão de bicicletas na cidade de São Paulo, mas dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que 9 mil delas circulam todos os dias. O levantamento publicado neste ano é da pesquisadora Glaucia Pereira, do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU). Para encontrar a frota de bicicletas de todos os estados e capitais brasileiras, ela utilizou dados de número de habitantes e da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que coletou a quantidade e o tipo de veículo nas residências, sem contar aqueles presentes em casas de veraneio ou lojas.

No caso da capital paulista, o estudo mostra que, considerando o total de 1,6 milhão de bicicletas num universo de 12 milhões de moradores, há 13 bicicletas para cada 100 habitantes. “A frota de bicicletas no Brasil nunca foi conhecida e este é um dado rico, que permite a comparar com outros veículos e também enxergar o potencial de uso. Já sabemos que existe vontade de pedalar, que sabem fazer isso e que há milhares de bicicletas foram vendidas. O que falta, então, é mesmo um ambiente mais favorável ao uso, um trânsito menos violento, ampliação da malha e da estrutura para que elas não fiquem encostadas em casa”, explicou Glaucia Pereira, do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU).

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Leia também:

Vá de Bicicleta

Por Bruno Panseri. Cada vez mais, transportes alternativos tomam conta das cidades. Seja por uma questão de economia ou saúde, seja para gerar menos poluição, eles também ajudam a melhorar a mobilidade urbana. Para se continue lendo…

Leia mais

Ciclovias incluídas: “IBGE faz pesquisa para avaliar infraestrutura das cidades e preparar Censo 2022”

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística de Entorno dos Domicílios, que investiga sobre a infraestrutura das cidades brasileiras e faz parte do Censo Demográfico que será continue lendo…

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *