Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Moradores pedem que ciclovias de Botafogo sejam incluídas em projeto da prefeitura para estimular uso de bicicletas

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana planeja criar ciclovias e ciclofaixas em Barueri

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), ligado à prefeitura de Barueri, deu início a elaboração do plano de mobilidade urbana da cidade, com o objetivo de melhorar o transporte público, a malha viária, criar e aprimorar continue lendo…

Leia mais

Meta é aumentar malha cicloviária em pelo menos 21% no DF

O Distrito Federal fecha 2021 com 616 quilômetros de malha cicloviária. Neste ano, o Governo do DF aumentou os investimentos em ações que facilitaram o acesso a esse modo de deslocamento ativo, como a construção continue lendo…

Leia mais

A política cicloviária da cidade de São Paulo e a participação social

Por Wilson Levy. A implantação da política cicloviária na cidade de São Paulo, a partir de 2013, foi um evento que gerou um intenso debate na esfera pública paulistana. Numa cidade que se espraiou graças continue lendo…

Leia mais

4 Maneiras de desenhar ruas seguras para bicicletas

Desde o começo da pandemia de Covid-19, a bicicleta se tornou uma alternativa ainda mais popular, resiliente e confiável para os deslocamentos cotidianos, e ciclovias temporárias (ou pop-up) são cada vez mais comuns em grandes cidades ao redor do continue lendo…

Leia mais

Só pedalando: como seria se bicicletas substituíssem os carros no trânsito?

Apesar de já ser realidade em diferentes partes do mundo, ver as bicicletas como meio de transporte —e não como forma de lazer— é algo relativamente recente nas grandes cidades brasileiras. Aqui, há uma série continue lendo…

Leia mais

Cresce a utilização de sistema de bicicletas compartilhadas em condomínios

A utilização de bicicletas compartilhadas é uma tendência mundial e presente em algumas capitais no país. Além de ser uma alternativa importante para a mobilidade urbana, a busca por hábitos saudáveis e a própria pandemia continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra que 77% das calçadas do Centro de Brusque não são acessíveis

Diagnóstico técnico do Centro de Brusque, realizado pelos acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, mostra que 77% das calçadas da área central da cidade não são acessíveis. O estudo, continue lendo…

Leia mais

Nem 30% da meta de Joinville de vias para bicicletas foi alcançada; prazo vai até 2025

Joinville está distante de cumprir a meta de implantação de vias para ciclista prevista no Plano de Mobilidade de 2015. O plano era oferecer 730 quilômetros até 2025, mas nem um terço dessa extensão foi continue lendo…

Leia mais

No atual ritmo, rede cicloviária demoraria 70 anos para ser implantada em Londrina

A bicicleta é o principal meio de transporte do estudante e professor de natação Atilio Felipe Olegini da Silva desde 2018. Diariamente ele pedala, em média, de quatro a seis quilômetros para se deslocar entre a casa, o trabalho e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 10