| | | | |

Em evento de ciclomobilidade, Ministério apresenta ações do governo federal

O Ministério das Cidades participou, de 15 a 19 de novembro, da 10ª edição do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, maior evento nacional do setor. Representantes da pasta apresentaram painéis e participaram de oficinas para discutir temas de ciclomobilidade e mobilidade urbana.

O painel “Planos e políticas federais para a ciclomobilidade”, promovido pelo Ministério das Cidades, teve a participação do coordenador-geral de Regulação à Mobilidade Urbana, Antonio Maria Espósito Neto, e coordenador de Regulação à Mobilidade Urbana, Cláudio Silva. Na oportunidade foram apresentadas as ações do governo federal relacionadas à mobilidade urbana e a ciclomobilidade, como as seleções do Novo PAC, o PPA participativo, a proposta de Marco Legal do Transporte Público Coletivo, e a retomada do Selo Bicicleta Brasil, entre outros temas.

Segundo Espósito, a participação do Ministério das Cidades no evento é muito importante. “Em primeiro lugar para apresentar atualizações das ações do Governo Federal, mas acima de tudo para ouvir as demandas e sugestões do setor, buscando assim ser mais assertivo na sua atuação e promover a gestão democrática da Política Nacional de Mobilidade Urbana”, afirmou. A presença de representantes do governo federal, após anos de ausência no encontro, foi elogiada pelos participantes

A 11ª Edição do Bicicultura será em Brasília (DF), de 4 a 8 de setembro de 2024, sendo realizada de forma paralela ao Fórum Mundial da Bicicleta, maior evento global do setor.

 

Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici)

Um dos destaques desta edição do Bicicultura foi a Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici), tema de diversas palestras e oficinas. Lançada este ano, a Enabici é uma iniciativa da União de Ciclistas do Brasil, em parceria com diversas outras organizações, entre elas o Ministério das Cidades, para criar uma agenda de ações até 2030, com o objetivo de transformar a realidade da mobilidade por bicicleta no Brasil, de forma a garantir mais segurança e conforto para todas as pessoas que pedalam em todo o território nacional.

 

Carta de Florianópolis

Como resultado da 10ª edição do Bicicultura foi publicada a Carta de Florianópolis, um conjunto de propostas que visa fomentar o uso da bicicleta junto ao poder público federal, estadual e municipal, bem como para outras entidades e autoridades relacionadas ao tema. Ao longo de todo o Bicicultura, os participantes puderam enviar sugestões de propostas para a Carta de Florianópolis e, no último dia do Encontro, aconteceu a assembleia final do Bicicultura para deliberar a aprovação de cada proposta.

A íntegra da Carta de Florianópolis pode ser vista na página https://bicicultura.org.br/conheca-carta-florianopolis/. Destaca-se a proposta para o poder legislativo de federal recomendando a aprovação do Marco Legal do Transporte Público de Passageiros, proposto pelo Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana e pelo Ministério das Cidades.

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2108-1201
E-mail: imprensa.cidades@mdr.gov.br

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *