Transporte e logística
A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.
Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.
CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI
O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA
INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA
Notícias relacionadas
“Justiça determina que Rappi e iFood deverão dar auxílio financeiro a entregadores afastados por coronavírus”
“A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou em decisão liminar (provisória) nestedomingo (5) que as plataformas de entrega Rappi e iFood paguem assistência financeira de ao menos um salário mínimo (R$ 1.045) aos entregadores continue lendo…
“Pedalando para o resgate: entregadores de comida em Nova York enfrentam o coronavírus”
“Com os restaurantes e bares de Nova York fechados ao público devido ao contagioso coronavírus, sua população, que adora comer fora, depende agora de um exército de entregadores em bicicletas […] .” ___ Leia a continue lendo…
“Quarentena contra coronavírus aquece setor de delivery no Grande Recife”
” Com as pessoas reclusas por causa da quarentena contra o coronavírus, o serviço de delivery tem sido acionado com mais frequência. Embora as grandes empresas como iFood, Uber Eats e Rappi não informem dados continue lendo…
“Coronavírus: entregadores são chamados de ‘heróis’ do comércio em SP, mas exigem mais proteção para trabalhar”
“O presidente Associação dos Motofretistas de São Paulo, Edgar Francisco da Silva, afirma que as empresas precisam tomar medidas para também proteger os entregadores do covid-19. […].” ___ Leia a matéria completa em sua publicação continue lendo…
“Câmara de SP aprova projeto que regulamenta serviços de entrega por bicicleta”
” A nova política diz que bicicletários públicos ou privados não podem proibir o estacionamento de bicicletas ou triciclos de cargas. As estruturas públicas devem ainda garantir espaço para guardar bolsas e mochilas térmicas dos continue lendo…
“Com desemprego em alta, Porto Alegre assiste à multiplicação de ciclistas entregadores de encomendas”
“As ciclovias de Porto Alegre se transformaram em um desfile de mochilas térmicas vermelhas, laranjas e verde-limão. Atores de nova modalidade de atividade econômica e de logística, ciclistas entregadores cadastrados em aplicativos de comida multiplicam-se continue lendo…
“Entregadores de aplicativos estão em um limbo do Direito do Trabalho?”
“Observa-se nas ruas e existem relatos da inserção de ciclistas nas mais diversas profissões, tais quais de porta bagagens, carteiros, mensageiros e até mesmo forças militares, como ocorre, por exemplo, na Polícia Militar. Não é continue lendo…
“Sem regulamentação, entregadores se arriscam para trabalhar”
“Com a popularização dos aplicativos de entregas em todo o país, uma nova categoria desponta no mercado de trabalho e traz, junto com ela, uma preocupação: a vulnerabilidade dos cicloentregadores. A profissão não possui regulamentação continue lendo…
“No guidão da bike, jovens de 18 são “reféns de aplicativo” por R$ 800”
” São mais de 19h de quinta-feira (16) neste janeiro que inicia 2020 e as luzes do centro de Campo Grande brilham noite adentro na confusão moderna dos novos postes e dos faróis de carros continue lendo…