Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

iFood lançará bicicletas elétricas no Rio de Janeiro

Os trabalhadores que entregam comida no Rio de Janeiro, através da plataforma digital de delivery IFood, ganharão uma novidade que promete facilitar a rotina do dia a dia. Isso porque a empresa acaba de lançar o continue lendo…

Leia mais

UCB: “Nota Pública em Repúdio a campanha #99entrega”

A bicicleta é uma ferramenta de transformação social que estimula e democratiza o acesso à cidade de forma saudável, sustentável e econômica, viabiliza emprego e renda para muitas pessoas, dentre outras possibilidades educativas e de continue lendo…

Leia mais

Em apoio a entregadores que trabalham nas ruas de São Paulo, ViaQuatro, ViaMobilidade e Instituto Aromeiazero firmam parceira e oferecem revisão gratuita de bicicletas

Ação ocorre nos dias 28 e 29 de junho (estações Santa Cruz e Faria Lima de metrô, respectivamente); para o atendimento, é necessário cadastro antecipado  Em uma ação social voltada exclusivamente aos ciclistas que utilizam continue lendo…

Leia mais

Bicicletas cargueiras são a melhor solução em mobilidade para famílias e empresas

As cidades do futuro terão cada vez mais bicicletas e quem pedala já sabe. Basta lembrar da polêmica da semana envolvendo entregas, bicicletas e um aplicativo de mobilidade. São justamente as grandes empresas de logística continue lendo…

Leia mais

Campanha satiriza cicloentregadores para vender entregas por carro

A empresa de transportes por aplicativo 99 veiculou há poucos dias um vídeo publicitário que deixou muita gente indignada, satirizando um entregador de bicicleta para vender seu serviço de entrega de encomendas usando carros. No vídeo, o continue lendo…

Leia mais

Pandemia leva quase 10 mil para trabalho de entregas com bicicleta

Especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, a Box Delivery teve um aumento de 139% nos cadastros de entregadores na modalidade de bicicleta em 2020. Foram mais de 10.000 inscritos durante a pandemia, número continue lendo…

Leia mais

Soluções para mobilidade incluem bike cargueira e monitoramento de ônibus

No setor de logística e mobilidade, negócios como Milênio Bus e Pedivela ganham destaque no estudo Onda Verde, desenvolvido pela plataforma de inovação multisetorial Climate Ventures e o think tank Pipe.Labo. A Milênio resolve o problema de linhas continue lendo…

Leia mais

Bicicleta vira aliada de pequenos empreendedores em tempos de pandemia

Por Jamile Santana. O uso de bicicletas como meios de transporte tem crescido dentro da pandemia. Ir e vir de forma autônoma, economizando tempo e dinheiro, sem aglomeração e praticando um exercício físico, auxiliando no continue lendo…

Leia mais

Entregadores trabalham mais de 12h por dia para sustentar família

“No momento não tá tendo oportunidade de trabalho, então é melhor do que ficar desempregado.” Sem carteira assinada há alguns anos, Pedro pretende estudar para conseguir mudar de profissão, mas diz que ainda não tem continue lendo…

Leia mais

7 razões para utilizar a bicicleta como transporte diário

Quem pedala sabe que estão chegando novos ciclistas a cada dia. E isso não é especulação, é fato! Porém, muitos ainda têm receio de entrar nesse mundo – seja para lazer ou para os deslocamentos continue lendo…

Leia mais
1 2 3 7