Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Entregadora de aplicativo roda 14h por dia de bicicleta, às vezes sem fazer uma única refeição completa”

“Para ganhar cerca de R$ 60 por dia, Luiza Helena Rizzo, de 23 anos, trabalha até 14 horas sobre duas rodas. Entregadora de aplicativo, ela pedala dezenas de quilômetros diariamente na região da Tijuca e do Grajaú. A rotina, de segunda a segunda, sem folgas, é pesada. Na bolsa, só biscoito para enganar a fome, continue lendo...…

Leia mais

Projetos criam direitos para entregadores de aplicativos Fonte: Agência Câmara de Notícias

Na semana em que entregadores de aplicativo fizeram greve, deputados apresentaram pelo menos quatro propostas sobre direitos desses profissionais. Na quarta-feira (1º), a categoria se uniu e realizou protestos em várias cidades brasileiras por melhores condições de trabalho, aumento do valor recebido por quilômetro rodado e do valor mínimo de cada entrega, e ainda apoio continue lendo...…

Leia mais

“ONG capacita entregadores de bike e propõe formatos de entrega mais justos”

“Com as discussões sobre a precarização do trabalho dos entregadores de aplicativos, que fizeram uma paralisação nesta quarta-feira (1º), as discussões sobre formas alternativas de delivery ganham visibilidade. Modelos de negócio mais justos para o trabalhador e para os pequenos comerciantes — que sofrem com as altas taxas cobradas pelos apps — são possíveis? O continue lendo...…

Leia mais

“Coletivo de mulheres e LGBTQ+ ganha notoriedade em entregas de bike por SP”

“O discurso de Aline Os destoa da realidade atual das ruas. Em um momento em que direitos de entregadores são suprimidos, quase nulos, a ciclista paulistana vai na direção contrária. Com ideais sólidos, como figura central de um coletivo de mulheres e LGBTQ+, as Señoritas Courier, ela uniu duas causas, transformando-se numa voz ativa, ouvida continue lendo...…

Leia mais

“Condições de trabalho de entregadores de aplicativos pioram durante pandemia, mostra pesquisa”

“A crise do novo coronavírus deixou ainda pior a condição de trabalho para os entregadores de aplicativos. É o que revela uma pesquisa da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir) a partir de projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual aponta que houve aumento na jornada de trabalho, queda na remuneração, continue lendo...…

Leia mais

“Cooperativa com 16 ciclistas vira opção para restaurantes entregarem comida”

“Dezesseis ciclistas, muita disposição e um ideal. Na busca por justiça, igualdade e sustentabilidade, uma cooperativa em São Paulo ganha corpo e se torna uma alternativa para restaurantes no serviço de entrega de comida de bicicleta. A Giro Sustentável, criada no fim de 2016, também faz outros tipos de entregas, mas viu o serviço ligado continue lendo...…

Leia mais

“Entregadores se unem por melhores condições de trabalho nos aplicativos: ‘Entrego comida com fome’, diz ciclista”

“Entregadores de serviços de delivery da Grande São Paulo têm se juntado para pedir melhores condições de trabalho aos aplicativos para quem prestam serviço. As reclamações dos entregadores em geral são três: a queda no valor das taxas de remuneração, que têm caído na medida em que aumenta a quilometragem e o número de entregas pelo continue lendo...…

Leia mais

“Bicicleta vira aliada para trabalhar na quarentena”

“Com a pandemia pelo novo coronavírus, muitos profissionais precisaram buscar alternativas como novo meio de obter renda, por causa do desemprego ou diante da redução dos serviços que prestavam. No caso dos moradores de São Caetano, a cabeleireira Fernanda Ruy, 48 anos, e o namorado, o motorista de van escolar Paulo Moreira Sales, 46, a continue lendo...…

Leia mais

“‘Um caminhão a menos’: como ciclista faz entregas de cargas grandes em SP”

“A ideia de Diego Silva Santos é simples: valorizar o transporte sustentável e tirar um caminhão por dia das ruas de São Paulo. Para isso, ele coloca em prática uma função que parece impossível. O ciclista de 30 anos faz entregas de cargas grandes de bicicleta, com um carrinho acoplado. Diego faz esse trabalho de continue lendo...…

Leia mais

“No Paraná, um projeto de lei quer regular trabalho de entregas por bicicletas”

“Proposta do deputado cicloativista Goura define recomendações e normas obrigatórias para garantir a segurança e dignidade dos trabalhadores. Os ciclistas que fazem entregas são comuns há muito tempo nas cidades do Brasil e em todas as partes do mundo. Nas últimas semanas, porém, essa presença dos cicloentregadores ficou muito mais evidente por causa das crises continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4