Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro

Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que esta é uma atividade exercida por 71% de negros, que ganham em média apenas R$ 936 reais por mês para continue lendo...…

Leia mais

Mulher cria sistema de entrega com bicicletas destinado a mulheres e transexuais

O Señoritas Courier é um serviço de entregas de bicicleta realizado apenas por mulheres e transexuais. Com 16 funcionários atualmente, a empresa luta contra o estigma de que mulheres seriam mais lentas sobre duas rodas ao mesmo tempo em que apoia o empoderamento feminino e trans. As entregas cobrem toda a cidade de São Paulo e são feitas apenas com horário marcado. Fundado pela continue lendo...…

Leia mais

Entregadores, a face visível e dura do capitalismo de plataforma

Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil. Ouça no Boletim Mobilize #148. Eles são heróis da pandemia, mas trabalham até 18 horas por dia, sem contrato, sem salário ou qualquer garantia. O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus deixou em evidência, entre outras coisas, o papel importante das entregas de mercadorias no conjunto de atividades que compõem a mobilidade urbana. Com as pessoas continue lendo...…

Leia mais

Bicicleta no carro: como transportar e o que pode render uma multa

Pedalar é uma das atividades físicas mais saudáveis e baratas que você pode fazer. E o melhor de tudo é que não há restrição de idade: de crianças a idosos, todos podem andar de bicicleta por aí. Só que transportar a “magrela” no carro demanda alguns pequenos cuidados. A Resolução 349/2010 do CTB (Código de continue lendo...…

Leia mais

Ladeiras, chuva e desgaste físico: o que motiva entregador a pedalar 300 quilômetros por semana

O pedal pesa até o topo da Coronel Lucas de Oliveira. Ao chegar à esquina da Cabral, mais um impulso, e o entregador se põe em pé para alcançar a Casemiro de Abreu. Mesmo a marcha mais leve se torna desconfortável em uma das regiões mais íngremes de Porto Alegre. Antes da Anita, o ciclista para continue lendo...…

Leia mais

Suprema Corte espanhola requalifica entregadores de aplicativo como “carteira assinada”

Os entregadores de bicicletas das plataformas são a partir de agora oficialmente funcionários das empresas das plataformas de delivery. O Supremo Tribunal espanhol acaba de se pronunciar sobre o assunto após uma avalanche de ações judiciais nesse sentido, reconhecendo a relação trabalhista, contra os argumentos das plataformas que sustentavam que os seus mensageiros eram “autônomos” continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas se tornam as maiores vítimas no trânsito durante a pandemia”

“Os ciclistas foram os que mais sofreram nos acidentes ocorridos nas vias das cidades mineiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre março e junho, no comparativo com 2019, enquanto houve redução das consequências envolvendo vítimas que conduziam outros veículos. Foram seis vezes mais mortes de usuários de bicicleta em hospitais do Sistema Único continue lendo...…

Leia mais

“Bicicletas se transformam em nova ferramenta de trabalho nas ruas de BH”

“Em um mundo cujas premissas da mobilidade e da sustentabilidade são amplamente debatidas, as bicicletas ganham cada vez mais espaço, tanto nas vias urbanas quanto em trilhas e estradas. Diante do desafio do desemprego e da precarização do trabalho, elas estão cada vez mais presentes nos serviços informais de delivery e de “office boy”. Os custos são inferiores em relação à continue lendo...…

Leia mais

Crise do coronavírus antecipa o uso de bicicletas para fazer entregas por comerciantes em São Paulo

Por Rogério Viduedo – jornalista Para manter algum faturamento enquanto durarem as medidas de isolamento social impostas pelo combate ao Covid-19, alguns restaurantes e lanchonetes em São Paulo começaram a entregar pedidos em domicílio pela primeira vez. Para isso, passaram a utilizar bicicletas próprias, emprestadas ou alugadas. Marcio Ikeda, proprietário da lanchonete The Box, da continue lendo...…

Leia mais

“4 modelos de bicicleta multifuncional”

“Inventada há mais de dois séculos, a bicicleta se tornou um veículo clássico. Conhecida mundialmente por possuir duas rodas impulsionadas por um pedal, com o conjunto ligado por uma corrente, a “magrela” teve poucas variantes ao longo de sua história. Os modelos disponíveis no mercado geralmente se restringem aos adaptados à cidade, à aventura ou ao esporte. continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 5