Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Pandemia leva quase 10 mil para trabalho de entregas com bicicleta

Especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, a Box Delivery teve um aumento de 139% nos cadastros de entregadores na modalidade de bicicleta em 2020. Foram mais de 10.000 inscritos durante a pandemia, número continue lendo…

Leia mais

Soluções para mobilidade incluem bike cargueira e monitoramento de ônibus

No setor de logística e mobilidade, negócios como Milênio Bus e Pedivela ganham destaque no estudo Onda Verde, desenvolvido pela plataforma de inovação multisetorial Climate Ventures e o think tank Pipe.Labo. A Milênio resolve o problema de linhas continue lendo…

Leia mais

Bicicleta vira aliada de pequenos empreendedores em tempos de pandemia

Por Jamile Santana. O uso de bicicletas como meios de transporte tem crescido dentro da pandemia. Ir e vir de forma autônoma, economizando tempo e dinheiro, sem aglomeração e praticando um exercício físico, auxiliando no continue lendo…

Leia mais

Entregadores trabalham mais de 12h por dia para sustentar família

“No momento não tá tendo oportunidade de trabalho, então é melhor do que ficar desempregado.” Sem carteira assinada há alguns anos, Pedro pretende estudar para conseguir mudar de profissão, mas diz que ainda não tem continue lendo…

Leia mais

7 razões para utilizar a bicicleta como transporte diário

Quem pedala sabe que estão chegando novos ciclistas a cada dia. E isso não é especulação, é fato! Porém, muitos ainda têm receio de entrar nesse mundo – seja para lazer ou para os deslocamentos continue lendo…

Leia mais

Entregadores de aplicativos terão direitos trabalhistas na Espanha

O governo espanhol, sindicatos e empregadores decidiram introduzir na legislação trabalhista que os entregadores em domicílio de plataformas como Deliveroo e Uber Eats sejam considerados assalariados, algo inédito até agora na Europa. O anúncio foi feito continue lendo…

Leia mais

O que é ciclologística?

Por Milo Araújo.  O serviço de bike courrier, nome dado para entregadores ciclistas, tem se destacado ao longo dos anos. E você sabia que eles salvam vidas? Pois é. Com a proposta de diminuir o continue lendo…

Leia mais

Concorrente da Loggi usa bicicleta elétrica para agilizar entregas

Um novo concorrente — tá bem, nem tão novo assim — quer incomodar os gigantes do setor de entregas rápidas, como a Loggi, utilizando bicicletas elétricas. A EuEntrego, fundada em 2016, notabilizou-se por utilizar modais alternativos continue lendo…

Leia mais

Justiça italiana pede regularização de 60.000 entregadores

A justiça italiana exigiu nesta quarta-feira (24) a regularização de cerca de 60.000 entregadores em domicílio que trabalham para importantes plataformas, como Uber Eats e Deliveroo, informou a promotoria de Milão. “É fundamental modificar o continue lendo…

Leia mais

O potencial das bicicletas de carga nos centros urbanos

Poderá a bicicleta de carga revolucionar o mercado logístico nas malhas urbanas e contribuir de forma decisiva para a criação de cidades livres de poluentes? Em que estádio se encontra Portugal na integração de cargo continue lendo…

Leia mais
1 2 3 6