| |

UFPB e Setur-JP discutem novas etapas de projeto de Cicloturismo em João Pessoa

Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), denominado Cicloturismo, criou um roteiro turístico para João Pessoa que tem a bicicleta como principal meio de deslocamento. Na última quinta-feira (3), a UFPB participou da primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo de 2022, para discussão de desafios e propostas sobre o tema, com a presença de representantes de diferentes pastas da gestão municipal de João Pessoa e do trade turístico da capital paraibana.

Iniciado em 2021, o projeto de extensão foi apresentado pela Profa. Andréa Porto, do Departamento de Geociências da UFPB, a qual coordena a ação com o apoio estratégico da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP). Na UFPB, o projeto é desenvolvido pelo Departamento de Geociências em conjunto com o Departamento de Turismo.

A ação propõe a criação de quatro circuitos de cicloturismo para que os visitantes possam conhecer diferentes territórios da cidade, compreendendo Centro Histórico, Extremo Oriental, Base Comunitária e Praias Urbanas. Cada um dos circuitos possui um conjunto de rotas para contemplar diferentes estilos de vida, aptidão física e interesses.

Na reunião do Conselho, foram também apresentados a metodologia e os primeiros resultados da fiscalização dos prestadores de serviços turísticos de João Pessoa. Segundo a Profa. Andréa, com a consolidação do Cicloturismo no município, a expectativa é de descarbonizar a cidade, gerar renda, criar novos nichos de mercado, além de formatar novos produtos e serviços para o turismo da capital paraibana.

“O projeto tem um potencial grande. Ele traz um tipo de produto novo para João Pessoa. É um nicho novo. No mapeamento que nós realizamos, já há uma demanda: 12 hotéis já realizam o serviço de aluguel de bicicletas, mas não há um roteiro e nem guias preparados para conduzir grupos”, explicou a docente.

Para a coordenadora do projeto, a bicicleta aparece como uma ferramenta de solução em um cenário de confluência de crises: pandemia de Covid-19, crise climática e crise de mobilidade urbana. Ela pontuou o aspecto inovador da extensão pela atenção dada aos roteiros de bases comunitárias de grupos quilombolas, indígenas e ribeirinhos, presentes tanto em João Pessoa quanto em municípios vizinhos.

Dentro do projeto, a UFPB oferecerá o curso de Ciclocondutor, com o objetivo de qualificar guias tendo em vista as especificidades de uma condução hospitaleira de grupos com bicicletas. A Profa. Andréa – que também é idealizadora da “Pedagogia Urbana”, projeto de extensão que pauta temáticas de mobilidade urbana e cidadania – detalhou em que etapa o projeto se encontra no momento.

“Passamos para uma fase de planejamento de rotas, idealização da marca e desenho de negócios. A parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) potencializa a operação do roteiro pela competência na oferta de infraestrutura, articulação com o trade e contribuição na qualificação e formação dos prestadores de serviço”, afirmou a docente.

Entre as vantagens do projeto citadas pela Profa. Andréa, destacam-se a maneira como a adoção da bicicleta impulsiona as viagens de curtas distâncias, o fortalecimento do cicloativismo por proporcionar infraestrutura e, no turismo, a promoção do deslocamento atencioso do turista dentro da cidade.

E além do benefício ambiental, o cicloturismo fixa o turista por mais tempo na cidade, desbravando seus territórios, o que aumenta seu consumo e, por sua vez, aumenta a movimentação econômica.

“Acredito que o Cicloturismo não só gere renda para quem já está estabelecido no trade turístico municipal, mas também traga novas oportunidades de negócio tanto para empresas quanto para indivíduos”, pontuou a professora.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *