Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Pesquisa internacional revela impactos da pandemia nos deslocamentos; participe da segunda etapa

Como a pandemia de Covid-19 afetou a mobilidade urbana e o uso dos modos de transporte? Como se sentiram as pessoas que adotaram o trabalho remoto? Estas são algumas das perguntas que uma pesquisa aplicada continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil

Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Impacto da pandemia nos deslocamentos”

Descrição da pesquisa A pesquisa visa  analisar como está evoluindo o impacto da Covid-19 na mobilidade urbana e nas questões relacionadas ao trabalho remoto. Tais respostas podem embasar futuras ações para adaptar o transporte ao continue lendo…

Leia mais

Associação convoca voluntários de Petrópolis para pesquisa sobre ciclismo e mobilidade

A Associação dos Ciclistas de Petrópolis – Acipe realiza, até o dia 20 de julho, o cadastro de voluntários para a produção da pesquisa nacional Perfil do Ciclista Brasileiro 2021. O documento, que é um continue lendo…

Leia mais

Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2021

O que é o Desafio Itaú-Cebrap O Desafio Itaú-Cebrap é uma iniciativa de fomento à produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil e apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado vinculada ao Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.     Descrição da continue lendo…

Leia mais

1 ano de pandemia: o que mudou na forma de se deslocar?

Mais de um ano se passou desde que a pandemia impôs ao mundo uma nova rotina e um protocolo de cuidados atípico. Um levantamento do NZN Intelligence, em parceria com o Estadão Summit Mobilidade Urbana, continue lendo…

Leia mais

Infográfico: Pandemia e a Mobilidade Urbana

No Brasil 45,3% das pessoas mudaram a forma de se deslocar desde  um ano atrás, quando a pandemia impôs ao mundo uma nova rotina e um protocolo de cuidados atípico. É o que mostra o continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa Bike-Barometer 2020

Objetivo e descrição da pesquisa O objetivo da pesquisa é investigar fatores e fenômenos emergentes que estão colocando em risco a segurança e bem estar dos ciclistas urbanos. A pesquisa aborda hábitos, comportamentos e percepções continue lendo…

Leia mais

Chamada para artigos – Pesquisa sobre mobilidade na América Central e do Sul

Os estudos sobre mobilidade são realizados e publicados em vários idiomas. Contudo, o inglês é a língua dominante de fóruns internacionais e de publicações acadêmicas de prestígio – reflexo de uma profunda desigualdade nas práticas continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 24