Repositórios e buscadores científicos
Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.
O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.
REPOSITÓRIOS AMPLOS
- Conteúdo: o Deposita – Repositório Comum do Brasil reúne a produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de instituições que não possuem repositórios próprios.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
- Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
- Mantenedor: LA Referencia
- Acesso: clique aqui
TESES E DISSERTAÇÕES
- Conteúdo: a BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do integra os sistemas de informação de teses de doutorado e dissertações de mestrado existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
Catálogo de Teses e Dissertações
- Conteúdo: o Catálogo de Teses e Dissertações reúne resumos, informações bibliográficas e textos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de todo o país.
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
PERIÓDICOS E LIVROS
- Conteúdo: o portal Periódicos é uma biblioteca virtual de produção científica e acadêmica (artigos, periódicos, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual etc.).
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
BUSCADORES ESPECIALIZADOS
- Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
- Mantenedor: Google
- Acesso: clique aqui
Notícias relacionadas
Pesquisa internacional revela impactos da pandemia nos deslocamentos; participe da segunda etapa
Como a pandemia de Covid-19 afetou a mobilidade urbana e o uso dos modos de transporte? Como se sentiram as pessoas que adotaram o trabalho remoto? Estas são algumas das perguntas que uma pesquisa aplicada continue lendo…
Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil
Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…
Participe da pesquisa “Impacto da pandemia nos deslocamentos”
Descrição da pesquisa A pesquisa visa analisar como está evoluindo o impacto da Covid-19 na mobilidade urbana e nas questões relacionadas ao trabalho remoto. Tais respostas podem embasar futuras ações para adaptar o transporte ao continue lendo…
Associação convoca voluntários de Petrópolis para pesquisa sobre ciclismo e mobilidade
A Associação dos Ciclistas de Petrópolis – Acipe realiza, até o dia 20 de julho, o cadastro de voluntários para a produção da pesquisa nacional Perfil do Ciclista Brasileiro 2021. O documento, que é um continue lendo…
Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2021
O que é o Desafio Itaú-Cebrap O Desafio Itaú-Cebrap é uma iniciativa de fomento à produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil e apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o continue lendo…
Participe da pesquisa “Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis”
Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado vinculada ao Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Descrição da continue lendo…
1 ano de pandemia: o que mudou na forma de se deslocar?
Mais de um ano se passou desde que a pandemia impôs ao mundo uma nova rotina e um protocolo de cuidados atípico. Um levantamento do NZN Intelligence, em parceria com o Estadão Summit Mobilidade Urbana, continue lendo…
Infográfico: Pandemia e a Mobilidade Urbana
No Brasil 45,3% das pessoas mudaram a forma de se deslocar desde um ano atrás, quando a pandemia impôs ao mundo uma nova rotina e um protocolo de cuidados atípico. É o que mostra o continue lendo…
Participe da pesquisa Bike-Barometer 2020
Objetivo e descrição da pesquisa O objetivo da pesquisa é investigar fatores e fenômenos emergentes que estão colocando em risco a segurança e bem estar dos ciclistas urbanos. A pesquisa aborda hábitos, comportamentos e percepções continue lendo…
Chamada para artigos – Pesquisa sobre mobilidade na América Central e do Sul
Os estudos sobre mobilidade são realizados e publicados em vários idiomas. Contudo, o inglês é a língua dominante de fóruns internacionais e de publicações acadêmicas de prestígio – reflexo de uma profunda desigualdade nas práticas continue lendo…