Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Estratégia Nacional da Bicicleta é lançada na 1ª reunião Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana de 2023

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), a 5ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, a primeira de 2023. Criado em 2021, o Fórum é presidido pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério continue lendo…

Leia mais

Relatório mostra o trabalho de pesquisa e articulação para ampliação das vagas em bicicletários nas periferias de São Paulo

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos bicicletários das periferias de São Paulo e criar um modelo social que atenda às demandas dos territórios, o Instituto Aromeiazero lança, nesta quinta-feira, 4 de continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta 2023: compilação de eventos, notícias e repercussão

Eventos de 2023 Os eventos alusivos ao Dia Mundial da Bicicleta 2023 serão listados a seguir: BH Bicifest 2023: 01-03/06/2023 – Belo Horizonte/MG Passeio Ciclistico World Bicycle Day 2023: 04/06/2023 – Brasília/DF Ciclo Gaia: 04/06/2023 continue lendo…

Leia mais

DF tem a 2º maior malha cicloviária do país, mas direito à cidade ainda é um desafio

Em Brasília, cidade planejada para os carros, a mobilidade urbana é tópico constantemente em debate e disputa. A necessidade de considerar o impacto dos meios de transporte nas mudanças climáticas e no direito à cidade continue lendo…

Leia mais

Seminários Técnicos CNM discute desafios da mobilidade urbana e transporte coletivo nos Municípios

Nesta quinta-feira, 11 de maio, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu mais uma edição dos Seminários Técnicos. Na oportunidade, os participantes abordaram os desafios e as perspectivas da mobilidade urbana nos Municípios brasileiros. O continue lendo…

Leia mais

Marcas da Devastação Rodoviarista

Por Uirá Lourenço. Sinto grande tristeza a cada árvore marcada que vejo. Na capital federal ‘moderna’ o retrocesso é bem evidente. Árvores são marcadas (numeradas ou pintadas com X) e depois cortadas em obras grandiosas continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero divulga estudo sobre bicicletários

Com o objetivo de ampliar o número de vagas nos bicicletários das periferias de São Paulo e criar um modelo social que atenda às demandas dos territórios, o Instituto Aromeiazero lança, nesta quinta-feira, 04/05, o continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia: a bicicleta como ferramenta libertadora no enfrentamento ao preconceito

Por John Fontenele. Neste domingo, dia 26 de março, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. Este dia 26 de março é conhecido como “Purple Day”, ou em português direto, como o “dia continue lendo…

Leia mais

O Poder Público realmente ouve os ciclistas?

Por Guilherme Moraes da Silva. Comitês, reuniões e grupos de trabalho com ciclistas são essenciais para garantir nossos direitos e a segurança nas ruas e estradas. Mas somos levados a sério?Todos temos opiniões sobre o continue lendo…

Leia mais

O impacto da bicicleta no desenvolvimento integral das crianças

Segundo afirmou a pediatra Renata Waksman em uma entrevista realizada para a Revista Crescer, aprender a andar de bike durante a infância estimula a atenção, a disciplina, a concentração e ainda fomenta fazer novas amizades. continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 47