Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Bike é Liberdade!

Amélia Rodrigues mora no Jardim Santa Fé, região da Vila Natal, no Grajaú, e três vezes por semana pedala até o trabalho na Chácara Santo Antônio, também na zona Sul. Em parte do trajeto, ela continue lendo…

Leia mais

Bike na Quebrada: o que a lei garante pra quem pedala em São Paulo?

A bicicleta tá presente na vida de muitos e muitas de nós – e na quebrada, não é diferente. Desde cedo, aprendemos a pedalar. E o que para uns é apenas lazer ou esporte, para continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas se reúnem em manifestação após adolescente morrer atropelado em Criciúma”

“Em Criciúma, cerca de 150 ciclistas estão reunidos no local do acidente que resultou na morte de um adolescente de 13 anos na noite desta terça-feira, dia 23. Ele foi atropelado por um ônibus na avenida Centenário, continue lendo…

Leia mais

“Câmara [dos Deputados] pode aumentar a insegurança no trânsito e ampliar mortes”

“A insegurança no trânsito é um dos graves problemas mais subvalorizados no Brasil. Ano após ano, as mortes nas estradas e nas cidades são noticiadas como mera estatística, poucas ações são tomadas para, de fato, continue lendo…

Leia mais

“Pesquisa aponta como bicicletas podem auxiliar a diminuir lotação de ônibus”

“Ameciclo estuda a situação dos ciclistas no Recife. […].” ___ Assista a reportagem de TV em sua publicação original. Veículo: NE1 Data de publicação original: 09/06/2020 Endereço: https://globoplay.globo.com/v/8613424/

Leia mais

“Pedal Contra o Corona vai às ruas de SP valorizar o trabalho do ciclista entregador”

“Pedal Contra o Corona começou no Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, em uma tarde nublada em São Paulo, ainda com poucos carros nas ruas, mas com muito ciclista entregador pelas ciclovias e regiões continue lendo…

Leia mais

“Coronavírus e mobilidade ativa em Belo Horizonte”

“Da capital mineira, Guilherme Tampieri divulga carta enviada à BHTrans com sugestões de estímulo à mobilidade ativa, em especial a bicicleta. Em tempo de coronavírus, é fundamental refletirmos – e agirmos – levando em consideração continue lendo…

Leia mais

“Na madrugada do Dia Mundial da Bicicleta, grupo de utilizadores pinta ciclovia ‘pop-up’ em Lisboa”

“Numa acção de “apoio” à implementação de “ciclovias pop-up” em Lisboa, um grupo de utilizadores de bicicleta organizou-se on-line e pintou, durante a madrugada, uma via ciclável partilhada na Avenida de Roma. A acção surge continue lendo…

Leia mais

“Dia mundial da bicicleta: OMS defende uso desse meio de transporte para atividades essenciais durante pandemia”

“Coletivo de Ciclistas de SJC destaca que o momento não é para uso da bicicleta como lazer nem prática esportiva. Nesta quarta-feira, 3 de junho, é celebrado o dia mundial da bicicleta, meio de transporte continue lendo…

Leia mais

“O que nos oferece a bicicleta neste Dia Mundial? Mensagem da União de Ciclistas do Brasil”

“Neste Dia Mundial da Bicicleta histórico, 3 de Junho de 2020, o quê a bicicleta nos oferece? Resiliência! A bicicleta está provando ao mundo inteiro neste momento da Pandemia que é um modal altamente resiliente. continue lendo…

Leia mais
1 40 41 42 43 44 47