Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio
Centenas de ciclistas se reuniram neste sábado (16) na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, em protesto pela morte do ciclista Claudio Leite da Silva, de 57 anos, atropelado, por continue lendo…
Ghostbikes homenageiam ciclistas mortos e alertam para o respeito à vida
Quem passa pelas vias de Brasília com certeza já viu uma bicicleta branca com flores e enfeites às margens das vias. Mas o que elas querem dizer? Conhecidas como ghostbikes, a iniciativa faz parte de continue lendo…
Álcool estava presente no sangue de 37% dos condutores mortos em acidentes em 2019
Levantamento realizado pelo DetranRS a partir do cruzamento de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre acidentes de trânsito com morte em 2019 e a base de resultados dos testes de alcoolemia feitos pelo continue lendo…
Seguro bicicleta tem crescimento de 162% durante a pandemia
Com apólices que cobrem roubo, furto, assistência 24horas, quebra de bike e acidentes, Seguralta comenta sobre o crescimento do segmento. Segundo os dados divulgados pela Datafolha, cerca de 38% dos brasileiros que não possuem um continue lendo…
Ato marcado para esta quinta vai pedir justiça pela morte de ciclistas no Pará
Um ato, que será realizado na noite desta quinta-feira (10), às 19h, no bairro do Umarizal, em Belém, vai pedir justiça para os ciclistas e outras vítimas que morreram em acidentes de trânsito nos últimos continue lendo…
Ciclistas paranaenses enfrentam dificuldades nas estradas do estado
A bicicleta tem se tornado o principal meio de locomoção de muitos paranaenses que buscam economia financeira e mais sustentabilidade ambiental. No entanto, as pessoas que trocam os volantes pelas pedaladas ainda enfrentam vários obstáculos continue lendo…
Estudos de ciclista morta em SP explicam por que mulheres andam menos de bicicleta
A socióloga Marina Kohler Harkot, que morreu atropelada no domingo, defendia mudanças na mobilidade urbana. Entre elas estava o uso da bicicleta como política pública de educação, com a prática incentivada desde a infância, o continue lendo…
“Pedale como Marina” ganha apoio no Parlamento Europeu
repercussão da morte brutal de Marina chegou ao Parlamento Europeu. O deputado irlandês, Ciarán Cuffe, enfatizou que “a memória de Marina será uma inspiração” em seu trabalho. A empatia de Cuffe pela tragédia fez inclusive continue lendo…
Justiça de SP reclassifica morte de ciclista para “homicídio doloso”
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou o pedido feito pelo Ministério Público (MP) para reclassificar o inquérito que investiga o atropelamento da ciclista Marina Kholer Harkot, de 28 anos, como homicídio doloso continue lendo…
Com os carros, a nossa cidadania é concretamente mutilada
No artigo As cidadanias mutiladas, da coletânea O preconceito (vários autores), o geógrafo Milton Santos traz o conceito de cidadania mutilada, pois segundo ele, há diversos fatores que impedem alguns grupos sociais de usufruir plenamente dos direitos, espaços e decisões que continue lendo…