Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

“Pedale como Marina” ganha apoio no Parlamento Europeu

repercussão da morte brutal de Marina chegou ao Parlamento Europeu. O deputado irlandês, Ciarán Cuffe, enfatizou que “a memória de Marina será uma inspiração” em seu trabalho. A empatia de Cuffe pela tragédia fez inclusive continue lendo…

Leia mais

Justiça de SP reclassifica morte de ciclista para “homicídio doloso”

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou o pedido feito pelo Ministério Público (MP) para reclassificar o inquérito que investiga o atropelamento da ciclista Marina Kholer Harkot, de 28 anos, como homicídio doloso continue lendo…

Leia mais

Com os carros, a nossa cidadania é concretamente mutilada

No artigo As cidadanias mutiladas, da coletânea O preconceito (vários autores), o geógrafo Milton Santos traz o conceito de cidadania mutilada, pois segundo ele, há diversos fatores que impedem alguns grupos sociais de usufruir plenamente dos direitos, espaços e decisões que continue lendo…

Leia mais

Família de jovem atropelada segue na luta pelos direitos dos ciclistas

Reportagem televisiva. A morte da ciclista e ativista Marina Kohler em São Paulo chamou a atenção do país depois que o atropelador deixou a delegacia pela porta da frente. Neste domingo (15), o motorista foi continue lendo…

Leia mais

Não foi acidente: impunidade no trânsito é favorecida no Brasil

Por Kelly Fernandes. É comum que motoristas se incomodem em dividir o espaço viário com pessoas que caminham e pedalam, queixando-se do tempo dos semáforos, dos considerados excessos de fiscalização, das restrições de velocidade ou da continue lendo…

Leia mais

Por cidades protetoras de vida: todas e todos têm direito de pedalar em segurança!

Essa condição se agrava em razão de dois fatores que se complementam. Em primeiro é o fato de que as cidades continuam a ser priorizadas para o modal motorizado sem planejamento adequado para o modal continue lendo…

Leia mais

Pedalar ainda é ato de coragem nas grandes cidades brasileiras

A morte da pesquisadora e cicloativista Marina Kohler Harkot, aos 28 anos, em um acidente de trânsito na zona oeste de São Paulo na madrugada de domingo (8/11) evidencia, mais uma vez, a necessidade de transformar continue lendo…

Leia mais

Morte de cicloativista em SP leva bicicletas no trânsito para campanha; favoritos têm planos genéricos

Na disputa pela Prefeitura de São Paulo, os trechos sobre projetos para ciclovias e ciclistas dos programas de governo dos candidatos que lideram a disputa mostram características e qualidades variadas, passando do vago para o continue lendo…

Leia mais

Morte de cicloativista Marina Harkot gera comoção e pedido por justiça

A morte da cicloativista Marina Kohler Harkot, 28 anos, na madrugada do último domingo, 8, em São Paulo, causou comoção e revolta, além de pedidos por justiça e melhores políticas de mobilidade urbana. A jovem era continue lendo…

Leia mais

Holanda decide: 30 km/h é a velocidade máxima nas cidades

A Câmara de Representantes (parlamento) da Holanda aprovou na terça-feira (27) uma proposta para introduzir um limite de velocidade de 30 km/h em todas as áreas urbanizadas do país. Essa limitação poderá incluir também trechos continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 21