Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Como o Brasil pode parar de matar ciclistas? 8 especialistas opinam
Em fevereiro deste ano, o Brasil se chocou ao saber da morte de Claudemir Cauê dos Santos Queiroz, ciclista de 17 anos que morreu após ser atropelado por um carro em São Paulo. Depois da continue lendo…
Número de ciclistas feridos em acidentes em Porto Alegre sobe 91% de janeiro a fevereiro em relação ao mesmo período de 2021
A ciclofaixa em construção na Rua Lopo Gonçalves, no bairro Cidade Baixa, tem se tornado um motivo de preocupação com futuros acidentes antes mesmo de estar liberada para a utilização das bicicletas. O traçado da ciclofaixa, entre continue lendo…
A guerra diária que nos assombra
Em sequência à série de episódios sobre os riscos e as formas de evitar e reduzir os “acidentes” com as pessoas que pedalam, nesta edição do Expresso, nós ouvimos Uirá Lourenço (Brasília para Pessoas), Ruth continue lendo…
Ciclistas fazem protesto em SC após acidentes graves
A noite desta sexta-feira (25) foi marcada em Blumenau por um protesto de ciclistas. Os usuários das bicicletas foram às ruas pedir mais segurança no trânsito e menos violência. A chamada “Bicicletada”, que é um continue lendo…
Ciclistas de Blumenau farão protesto após acidentes com bicicletas
A semana termina com um saldo negativo em Blumenau: dois acidentes de trânsito envolvendo bicicletas. O primeiro ocorreu na terça-feira (22) quando a enfermeira Karen Saori Kakihara foi atingida por uma moto enquanto atravessa a Rua continue lendo…
Parem de matar ciclistas
Desde 2011, quando o Mobilize foi criado, todos os dias nós recebemos informações sobre sinistros de trânsito envolvendo ciclistas. Isso em todo o Brasil, em cidades de todos os portes. Mas, nas últimas semanas, o continue lendo…
A escalada de mortes de ciclistas tem que produzir mudanças efetivas
Os recentes casos de atropelamentos a ciclistas, na cidade de São Paulo e região metropolitana, chocaram toda a comunidade de ciclistas tanto pelo curto espaço de tempo em que eles ocorreram, quanto pela gravidade e continue lendo…
Ciclista morre após ser atropelado por ônibus no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, um ciclista morreu após ser atropelado por um ônibus na Avenida Brasil, próximo ao INTO (Instituto de Traumatologia e Ortopedia). O acidente ocorreu na manhã de quinta-feira, 3 de fevereiro.
Ghost bike é instalada em Veranópolis para conscientizar sobre o cuidado com o ciclista
Eternizar para não esquecer e salvar outras vidas. Foi esse o objetivo de familiares, amigos e do grupo de ciclistas de Miguel Angelo Valente, ao instalar uma ghost bike no km 110 da BR-470, em Veranópolis. Ele tinha continue lendo…
Em respeito a vida, condutor respeite o Ciclista
O respeito deve ser a principal palavra e ato quando se trata de trânsito, pois no Brasil existem mais de 70 milhões de ciclistas, e a famosa “bike” deve ganhar cada vez mais adeptos devido continue lendo…