Monitoramento do Poder Legislativo

O Poder Legislativo (nas esferas federal, representada pelo Congresso Nacional; estadual, representada pelas Assembleias Legislativas; e municipal, representada pelas Câmaras de Vereadores) elabora leis, analisa e aprova as propostas de lei enviadas pelo Poder Executivo, incluindo o orçamento, e fiscaliza os atos do Poder Executivo – é, portanto,  foco imprescindível de monitoramento e incidência por parte da sociedade.


Monitoramentos do legislativo

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre matérias legislativas do Poder Legislativo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Legislativa da UCB

Monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais executadas pelo GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre matérias legislativas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


Dicas e orientações

Como monitorar o Poder Legislativo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre as matérias legislativas em trâmite no Congresso Nacional, deve-se:

  • Acessar o portal eletrônico do Congresso Nacional para realizar pesquisa
  • Pode-se realizar pesquisa avançada, para refinamento dos resultados
  • Os resultados mostrarão as matérias tramitando tanto no Senado Federal, quanto na Câmara dos Deputados e nas duas casas integradamente
  • Importante: na página de cada matéria acessada, pode-se solicitar “Acompanhar a matéria”: mediante rápido cadastramento, todas as tramitações das matérias selecionadas serão informadas por e-mail
  • Os portais dos poderes legislativos também costumam possuir ouvidorias e as petições aos mesmos também podem se valer da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011)
Como monitorar o Poder Legislativo Estadual e Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre matérias legislativas nas estados e municípios e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados ao monitoramento federal: os portais eletrônicos das Assembleias Legislativas dos estados e das Câmaras de Vereadores dos Municípios, sendo exemplos estaduais:

Manual de Incidência Legislativa

O projeto Incidência Legislativa da UCB publicou o Manual de Incidência: Promovendo a Bicicleta no Poder Legislativo. 

O Manual contém conceitos e esclarecimentos sobre os processos legislativos e orientações sobre como obter os melhores resultados de atuação sobre o poder legislativo.


Conteúdo sobre legislativo e legislação no ObservaBici

Os temas Legislativo e Legislação constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLATIVO

INSIRA LEGISLATIVO

Notícias relacionadas

Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?

Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?  A regra consta em uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada nesta quinta-feira (22), que atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos continue lendo…

Leia mais

Conselho Nacional de Trânsito regulamenta o uso de bicicletas elétricas

Assista a reportagem de TV. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o uso de bicicletas elétricas e outros equipamentos como monociclos e patinetes elétricas. A medida define regras de trânsito em vias públicas e continue lendo…

Leia mais

32 km/h não é demais para uma bike na cidade?

Trinta e dois quilômetros por hora significam quase 9 m/s. Parece ser uma velocidade exagerada para as atuais condições das ciclovias e ciclofaixas brasileiras, repletas de falhas, buracos, sujeira acumulada, além de graves problemas de continue lendo…

Leia mais

Mudanças no CTB: o estado de anomia do trânsito brasileiro

Por Rodrigo Vargas. Durante alguns dias, estive refletindo sobre essas medidas e, como sempre costumo fazer, entender (ou pelo menos tentar) os motivos que levaram a tal decisão. Como de costume, quando não encontro respostas continue lendo…

Leia mais

Aumentam as regras para “bikes” e motos elétricas em todo o País

A necessidade de adequação se deu após aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de regras mais específicas para o tráfego, que deixe mais clara a classificação dos veículos continue lendo…

Leia mais

Mudou! Lei altera regras para bicicletas elétricas, motos e até ciclomotores; veja

Agora, pequenas motos que possuem velocidade superior a 32 km/h até 50 km/h serão definidas como ciclomotores. Essa nova definição implica na necessidade de emplacamento e na exigência de posse da carteira de motorista do continue lendo…

Leia mais

Novas regras para ciclomotores, patinetes e bikes a partir de julho

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que atualiza e diferencia o que são ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual por autopropulsão, como patinetes e skates. Ao definir o que é cada continue lendo…

Leia mais

Comissão vai debater redução da velocidade nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima terça-feira (20) para debater a redução de velocidades para automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres bem como de ciclistas. continue lendo…

Leia mais

Secretário fala sobre Resolução do Contran que define regras para “scooters” e bicicletas elétricas: “Mais segurança”

Entra em vigor no dia 1º de julho, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizando a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual como patinetes e skates. Uma das principais mudanças continue lendo…

Leia mais

Contran define que scooter elétrica precisará de licenciamento e placa a partir de julho

cooters elétricas (ou ciclo-elétricos, como são chamadas), com até 4 kW de potência, e ciclomotores movidos a combustão, de até 50 cm³ —nos dois casos com velocidade máxima de fabricação de 50 km/h—, precisarão ser continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 31