Monitoramento do Poder Judiciário
O Poder Judiciário (nas esferas federal, representada pelo Supremo Tribunal Federal; estadual, representada pelos Tribunais Estaduais; e municipal, representada pelos juízes), a quem cabe exigir a aplicação dos direitos civis, é o guardião das leis e decide sobre infrações e conflitos legais.
Sua importância, para a ciclomobilidade, reside no fato de ser a instância final de decisões sobre a ação fiscalizatória e punitiva dos órgãos de trânsito, sobre contestações de políticas públicas e sobre o descumprimento de leis pelo Poder Executivo.
MONITORAMENTO DO JUDICIÁRIO PELA UCB
A UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do seu GT Jurídico, executa as seguintes ações a respeito do poder judiciário:
- Monitoramento de jurisprudências: reunião de decisões judiciais sobre assuntos relacionados à ciclomobilidade para embasar ações judiciais por parte de interessados
- Consultoria legal: respostas a questionamentos realizados por associados/as da UCB sobre qualquer tema legal (a depender da capacidade de atuação dos voluntários do GT Jurídico
CONTEÚDO SOBRE JUDICIÁRIO E JUSTIÇA NO OBSERVABICI
Os temas Judiciário, Justiça e Jurisprudência constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE JUDICIÁRIO
INSIRA JUDICIÁRIO
Notícias relacionadas
A mobilidade sustentável precisa ir ao Judiciário
A advogada Mariana Chiesa fala sobre mobilidade sustentável e sugere que as organizações estruturem ações mais consistentes para lutar nos tribunais. Mariana Chiesa é advogada, doutora em Direito do Estado pela USP e especialista em continue lendo…
Mulher que matou ciclista atropelada em Arapiraca é indiciada por homicídio doloso qualificado
A Polícia Civil de Alagoas concluiu o inquérito e indiciou a motorista que atropelou e matou uma ciclista em Arapiraca, no interior de Alagoas. A mulher, que estava embriagada enquanto dirigia, foi indiciada por homicídio continue lendo…
Novo promotor recusa tese de feminicídio no caso da cicloativista venezuelana Julieta Hernández
novo promotor de Justiça responsável pelo caso da artista venezuelana Julieta Hernández, assassinada em Presidente Figueiredo (AM) no ano passado, recusou o pedido da família para reclassificar o crime como feminicídio. A informação foi publicada na continue lendo…
Dino: “Colocar um isopor nas costas e sair pedalando não é empreendedorismo”
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), reclamou do enquadramento de entregadores por aplicativos como empreendedores e afirmou que a situação tem gerado uma “bomba social e fiscal”. Ele ainda afirmou que esses continue lendo…
Ciclistas de seis cidades brasileiras realizam protesto por segurança no trânsito
A partir do dia 15, ciclistas de quatro capitais brasileiras farão protesto por segurança viária. A manifestação acontece em homenagem à Marina Harkot, ciclista paulistana, atropelada e morta em 2020. Harkot retornava para casa no dia continue lendo…
Atropelamento ciclista Marina Harkot: um julgamento que vale para todo o País
Nesta quinta-feira, 20 de junho, acontece o tão esperado julgamento do motorista que atropelou, alcoolizado e sem prestar socorro, a cicloativista Marina Kohler Harkot, no dia 8 de novembro de 2020. A jovem, então com 28 continue lendo…
Ciclista atropelado em faixa de pedestre será indenizado
A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve, por unanimidade, a condenação de uma mulher ao pagamento de indenização a um ciclista atropelado na faixa de pedestre. A decisão do colegiado fixou a continue lendo…
Município de Joinville vai indenizar ciclista que caiu em buraco na ciclovia
O Município de Joinville terá de indenizar um ciclista que sofreu um acidente ao cair em um buraco na ciclovia da cidade. Conforme o defensor público Djoni Luiz Gilgen Benedete, da 1ª Defensoria Pública de continue lendo…
A luta por espaço para ciclistas em Osasco
A professora Ariadne Heloisa Gomes, de Osasco, na Grande São Paulo, trocou o ônibus pela bicicleta há quase 10 anos, enfrentando desafios em uma cidade com poucas ciclovias. Sua escolha coincidiu com ações do coletivo continue lendo…