Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP
Considerações acerca do dado
O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.
O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.
O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.
Dado do SIMOB ANTP
Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%
- Dado disponível no documento Sistema de Informações da Mobilidade Urbana – Relatório Geral 2018, publicada em 2020
- A alteração efetuada na metodologia da pesquisa do SIMOB refletiu no índice de uso da bicicleta: nas pesquisas entre 2006 e 2014, o índice subiu paulatinamente de 2,7 a 4,0%; com a nova metodologia aplicada sobre 2014, o índice baixou para 2,0%, repetindo-se em 2015 e 2016 e subindo para 3,0% em 2017 e 2018
- A nova metodologia do SIMOB está exposta na publicação Nova Metodologia adotada para o SIMOB – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas
Prefeitura de São Paulo faz parceria para contar ciclistas na cidade
A Prefeitura de São Paulo, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) e o aplicativo Strava estabeleceram uma parceria para mensurar a circulação de ciclistas pela capital paulista. O levantamento vai servir para continue lendo…
Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho
Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…
A utilização da bicicleta em Lisboa. “Estamos melhores, mas ainda estamos bastante atrasados”
Lisboa está muito melhor, progrediu imenso nos últimos cinco, dez anos. Houve grandes avanços na utilização da bicicleta e nos cuidados com quem usa este meio de transporte. O problema é que outras cidades também continue lendo…
Uso da bicicleta está integrado à mobilidade urbana no mundo
Estudo intitulado “Colocando a Micromobilidade no Centro da Mobilidade Urbana”, que ouviu mais de 11 mil pessoas em dez países de alta renda na Europa, Ásia e América, constatou que 30% das pessoas já fazem continue lendo…
Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?
Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…
Dia Mundial da Bicicleta: Número de ciclistas cresce no Brasil, mas ainda requer cuidados especiais
Qualidade de vida, diversão, receio de aglomerações no transporte público ou mesmo a alta dos combustíveis. São tantos os motivos para ter uma bicicleta que a ONU criou um dia somente para elas, 3 de continue lendo…
Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2022
Passados 27 meses desde o lançamento, Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, abre seu segundo processo de avaliação pelos seus usuários/as e colaboradores/as, que são convidadas/os a apresentarem continue lendo…
Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte
Por Cristiano Scarpelli Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…
Como as grandes cidades monitoram o aumento do uso de bicicletas? Estudo da Ciclocidade te conta
A Ciclocidade lançou nesta quarta-feira, 30 de março, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o caderno “Como grandes cidades do mundo monitoram o aumento de viagens em bicicleta?”. A pesquisa analisou como as continue lendo…
Saiba como grandes cidades monitoram aumento de viagens por bicicleta
Ouça entrevista com o coordenador do projeto, Flavio Soares. Uma pesquisa lançada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) analisou como as cidades do mundo monitoram metas relativas ao aumento de viagens por continue lendo…