| | | | | |

2ª Pesquisa de Avaliação confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*.

Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em julho de 2020, a 2ª também foi realizada através da plataforma Formulário Google, mas recebeu mais do triplo de respostas do que aquela: 98, sendo que 62,24% delas declararam atuar em organizações da sociedade civil.

Passados dois anos de meio do início de suas atividades, a Pesquisa comprovou que o ObservaBici tem importância reconhecida por  quem dele faz uso para aumentar seu conhecimento ou fundamentar sua atuação em defesa da bicicleta.

Na média geral, apenas 4,08% das respondentes afirmaram não ter encontrado o que procuravam no ObservaBici dentre as categorias notícias, eventos e publicações no acervo. 82,65% das respondentes afirmaram conhecer que o ObservaBici é colaborativo, o qual contabiliza, hoje, 158 pessoas que enviaram pelo menos um conteúdo para ser publicado no seu portal.

Quando perguntadas se “o ObservaBici é relevante, é importante, tem um papel a cumprir”, 97,92% afirmaram que a ferramenta é “Relevante” e “Muito relevante”. As variáveis estrutura e organização, conteúdo e funcionalidades recebeu a avaliação média de 87,68% de Bom” e “Excelente”, sendo que a variável com mais baixa aprovação, ainda sim bastante aceitável, foi “Estética e design”, somando 76,09% de “Bom” e “Excelente”.

A comparação com a 1ª Pesquisa de Avaliação permite compreender que a opinião das respondentes mudou muito pouco e demonstra que o conhecimento e a opinião das respondentes agora é mais embasada em conhecimento e uso da plataforma.

Mesmo com o aumento do volume de conteúdo e a amplitude das abordagens, o ObservaBici ainda possui capacidade de suportar os interesses das pessoas usuárias e colaboradoras. Sugestões e demandas apresentadas nas respostas às questões discursivas demonstram o potencial do ObservaBici para realizar pesquisas e levantamento de dados.

Por fim, a 2ª Pesquisa confirma que o Observabici possui acúmulo de contribuição com a ciclomobilidade e que é uma ferramenta social necessária.

 

<< Baixe o ‘Relatório da 2ª Avaliação do ObservaBici (2022)’ >>

 

<< Acesse também o ‘Relatório da 1ª Avaliação do ObservaBici (2020)’ >>

 

* O Relatório utiliza o gênero feminino sempre que se refere a quem foi direcionada, recebeu e/ou respondeu a Pesquisa. Foi adotado o entendimento de que a flexão de gênero dos substantivos, artigos e adjetivos se refere às pessoas (substantivo feminino) que participaram passiva ou ativamente do processo, mesmo que o substantivo “pessoa” não esteja presente na frase.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *