Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP

Considerações acerca do dado

O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.

O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.

O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.

Dado do SIMOB ANTP

Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

A utilização da bicicleta em Lisboa. “Estamos melhores, mas ainda estamos bastante atrasados”

Lisboa está muito melhor, progrediu imenso nos últimos cinco, dez anos. Houve grandes avanços na utilização da bicicleta e nos cuidados com quem usa este meio de transporte. O problema é que outras cidades também continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta está integrado à mobilidade urbana no mundo

Estudo intitulado “Colocando a Micromobilidade no Centro da Mobilidade Urbana”, que ouviu mais de 11 mil pessoas em dez países de alta renda na Europa, Ásia e América, constatou que 30% das pessoas já fazem continue lendo…

Leia mais

Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim   Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: Número de ciclistas cresce no Brasil, mas ainda requer cuidados especiais

Qualidade de vida, diversão, receio de aglomerações no transporte público ou mesmo a alta dos combustíveis. São tantos os motivos para ter uma bicicleta que a ONU criou um dia somente para elas, 3 de continue lendo…

Leia mais

Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Passados 27 meses desde o lançamento, Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, abre seu segundo processo de avaliação pelos seus usuários/as e colaboradores/as, que são convidadas/os a apresentarem continue lendo…

Leia mais

Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte

Por Cristiano Scarpelli   Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais

Como as grandes cidades monitoram o aumento do uso de bicicletas? Estudo da Ciclocidade te conta

A Ciclocidade lançou nesta quarta-feira, 30 de março, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o caderno “Como grandes cidades do mundo monitoram o aumento de viagens em bicicleta?”. A pesquisa analisou como as continue lendo…

Leia mais

Saiba como grandes cidades monitoram aumento de viagens por bicicleta

Ouça entrevista com o coordenador do projeto, Flavio Soares.   Uma pesquisa lançada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) analisou como as cidades do mundo monitoram metas relativas ao aumento de viagens por continue lendo…

Leia mais

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Em termos de energia, os carros estão longe de ser a opção mais inteligente. No ano passado, o automóvel mais vendido no Brasil foi o Fiat Strada. Com uma pessoa a bordo dessa picape, são continue lendo…

Leia mais

Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas

Por Cristiano Scarpelli   Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 9