Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP
Considerações acerca do dado
O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.
O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.
O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.
Dado do SIMOB ANTP
Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%
- Dado disponível no documento Sistema de Informações da Mobilidade Urbana – Relatório Geral 2018, publicada em 2020
- A alteração efetuada na metodologia da pesquisa do SIMOB refletiu no índice de uso da bicicleta: nas pesquisas entre 2006 e 2014, o índice subiu paulatinamente de 2,7 a 4,0%; com a nova metodologia aplicada sobre 2014, o índice baixou para 2,0%, repetindo-se em 2015 e 2016 e subindo para 3,0% em 2017 e 2018
- A nova metodologia do SIMOB está exposta na publicação Nova Metodologia adotada para o SIMOB – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas
Número de viagens de bicicleta quadruplica em Niterói, e prefeitura prevê mais ciclovias
O levantamento realizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em parceria com a ONG Transporte Ativo, constatou que o número de bicicletas na cidade quadruplicou. Nas Avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, por exemplo, onde continue lendo…
Primeira ciclofaixa de Antonina (PR) registra aumento de 30% nas viagens diárias
A estrutura, implantada em maio deste ano, além de atrair mais ciclistas abriu caminho para mais uma série de investimentos em políticas cicloviárias Conhecida como a “Cidade das Bicicletas”, Antonina, no litoral do Paraná, teve continue lendo…
Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?
Por Cristiano Scarpelli O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…
Uso de bicicleta em Lisboa cresceu 500% em dez anos, sobretudo onde se fizeram ciclovias
Censos mostram que o crescimento e densificação da rede ciclável levaram a crescimento de 539% na utilização da bicicleta enquanto meio de transporte em Lisboa. Nas freguesias onde a rede ciclável é mais densa, o continue lendo…
Pedalar é preciso! Número de bicicletas em Niterói triplica desde 2015
Trânsito caótico, alta no preço dos combustíveis, preservação do meio-ambiente. Seja como alternativa para evitar a aglomeração do transporte público ou como atividade física, o ciclismo tem conquistado espaço em Niterói. Dados da Coordenadoria Niterói continue lendo…
2ª Pesquisa de Avaliação confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022
Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*. Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em continue lendo…
Strava Metro ajuda a identificar tráfego de bicicletas na cidade de São Paulo
De olho no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, dados do Strava Metro foram utilizados em um novo estudo sobre o tráfego de bicicletas na maior cidade do País. A pesquisa Monitoramento continue lendo…
Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso
O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…
Ciclismo cresce e se consolida durante a pandemia em Belém
A prática do ciclismo cresceu em todo o país durante a pandemia de Covid-19. Em Rondon do Pará, por exemplo, de acordo com o Mauro Teixeira, ciclista e atual Presidente do grupo Pedala Rondon, o continue lendo…
Prefeitura de São Paulo faz parceria para contar ciclistas na cidade
A Prefeitura de São Paulo, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) e o aplicativo Strava estabeleceram uma parceria para mensurar a circulação de ciclistas pela capital paulista. O levantamento vai servir para continue lendo…