Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP

Considerações acerca do dado

O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.

O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.

O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.

Dado do SIMOB ANTP

Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Pesquisa mostra o perfil do ciclista de Campos e de mais 15 cidades brasileiras

Agentes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizaram pesquisa que traçou o perfil dos ciclistas de Campos. Esta é a terceira edição da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, lançado na continue lendo…

Leia mais

Mais de 70% dos ciclistas brasileiros usam bicicleta cinco ou mais vezes na semana

No Brasil, 72,5% das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer pedalam cinco ou mais vezes por semana, enquanto 28,1% a combinam com outro meio de transporte. Estas são algumas das continue lendo…

Leia mais

Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli   Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e continue lendo…

Leia mais

Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar até 70%

Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo continue lendo…

Leia mais

Levantamento em Niterói aponta aumento no número de bicicletas nas ruas

Um levantamento feito pela coordenadoria Niterói de Bicicleta com o uso das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Nittrans contabilizou um aumento de bikes circulando pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…

Leia mais

Relatório anual Strava 2021: ciclismo continua quebrando recordes

A plataforma Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, acaba de apresentar o seu já tradicional relatório anual, no qual compila e divulga alguns dados sobre a atividade esportiva mundial e nacional. 2021 continuou continue lendo…

Leia mais

Strava’s Year In Sport 2021 charts trajectory of ongoing sports boom

Strava, the leading social platform for over 95 million athletes and the largest sports community in the world, today released its annual Year in Sport data report, revealing that the pandemic-era sports boom shows no continue lendo…

Leia mais

Vá de Bicicleta

Por Bruno Panseri. Cada vez mais, transportes alternativos tomam conta das cidades. Seja por uma questão de economia ou saúde, seja para gerar menos poluição, eles também ajudam a melhorar a mobilidade urbana. Para se continue lendo…

Leia mais

Travessia de bicicleta em viadutos de BH aumenta até 70% após instalação de estruturas cicloviárias

Por Cristiano Scarpelli No mês de maio de 2021, Belo Horizonte recebeu suas duas primeiras infraestruturas cicloviárias em viadutos, as quais, tudo indica, influenciaram positivamente mais gente a pedalar nos locais. A primeira a ser continue lendo…

Leia mais

Niterói: câmeras de monitoramento contabilizam as bicicletas na ciclovia

As câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) foram aliadas da Coordenadoria Niterói de Bicicleta na contagem de bikes que circulam pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 9