Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP

Considerações acerca do dado

O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.

O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.

O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.

Dado do SIMOB ANTP

Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

La bici urbana en Barcelona: un eficiente catalizador de felicidad que crece un 14%

No todo van a ser recuentos y estadísticas. Por eso el Bicicleta Club de Catalunya (Bacc), a sus estudios habituales sobre el ciclismo urbano en Barcelona le ha añadido una encuesta que añade algo de continue lendo…

Leia mais

Qual o impacto dos grupos de pedal noturnos no contador de ciclistas de Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli. Em conversas sobre os números do contador de ciclistas de Belo Horizonte, instalado na Av. Bernardo Monteiro, uma questão recorrente, diz respeito à provável alta representatividade dos grupos de pedais noturno frente continue lendo…

Leia mais

A distribuição do espaço urbano e a bicicleta na disputa pela cidade

Por Luis Fernando Villaça Meyer. Como é a cidade que queremos viver? E como queremos nos locomover nela? Estas são perguntas recorrentes nas vozes não apenas de urbanistas, engenheiros e tomadores de decisão que trabalham continue lendo…

Leia mais

Indicadores mostram aumento de utilização de bicicletas

Em julho de 2022, a aposentada Maria Auxiliadora Pereira, de 67 anos, realizou um sonho que acalentava durante toda a sua vida, o de andar de bicicleta. “É uma sensação de felicidade, de liberdade, de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa quer mapear ciclistas fora do centro de São Paulo

Uma pesquisa sobre a circulação de bicicletas em São Paulo recebe até domingo (19) sugestões para os locais de contagem de ciclistas na capital. O objetivo é ter uma fotografia que represente o uso desse continue lendo…

Leia mais

No centro de Londres, ciclistas já são maioria no horário de pico

As bicicletas já são agora maioria entre todos os meios de transporte contados durante os horários de pico na área central de Londres, conhecida como “City of London” . Os dados obtidos na contagem de continue lendo…

Leia mais

Divulgado primeiro estudo sobre mobilidade sustentável no ensino superior português

Este estudo pretende ser um registo bianual das escolhas de mobilidade no contexto universitário e politécnico, tendo, nesta primeira tentativa, havido uma falha ao nível da amostragem. O trabalho envolveu um número limitado de instituições continue lendo…

Leia mais

Vai começar a maior contagem de ciclistas de SP! Sugestões: até 19/3

Foi lançada nesta terça-feira (7) uma consulta pública que servirá para a realização da maior contagem de ciclistas já feita na capital paulista. Qualquer pessoa interessada pode contribuir com sugestões, bastando para isso preencher um formulário continue lendo…

Leia mais

388 mil furtos e 55 mil roubos de bicicletas foram registrados no Brasil em 2021, de acordo com o IBGE

  Os dados divulgados no último sábado (7) pelo IBGE são do módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em uma parceria com o Ministério da Justiça continue lendo…

Leia mais

Número de viagens de bicicleta quadruplica em Niterói, e prefeitura prevê mais ciclovias

  O levantamento realizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, em parceria com a ONG Transporte Ativo, constatou que o número de bicicletas na cidade quadruplicou. Nas Avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, por exemplo, onde continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 9