Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP
Considerações acerca do dado
O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.
O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.
O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.
Dado do SIMOB ANTP
Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%
- Dado disponível no documento Sistema de Informações da Mobilidade Urbana – Relatório Geral 2018, publicada em 2020
- A alteração efetuada na metodologia da pesquisa do SIMOB refletiu no índice de uso da bicicleta: nas pesquisas entre 2006 e 2014, o índice subiu paulatinamente de 2,7 a 4,0%; com a nova metodologia aplicada sobre 2014, o índice baixou para 2,0%, repetindo-se em 2015 e 2016 e subindo para 3,0% em 2017 e 2018
- A nova metodologia do SIMOB está exposta na publicação Nova Metodologia adotada para o SIMOB – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas
App Strava libera acesso a dados detalhados sobre como ciclistas pedalam nas ruas
O aplicativo Strava passou a disponibilizar acesso gratuito à uma ferramenta que mapeia como ciclistas, corredores e pedestres estão usando as ruas das cidades, a partir desta quarta (23). No Strava, atletas e esportistas podem continue lendo…
No Dia Mundial Sem Carro, Caloi cria “Calculadora da Mobilidade”
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, no “Dia Mundial Sem Carro”, comemorado em 22 de setembro, a Caloi em parceria com a Oxigen criou a “calculadora da mobilidade”, continue lendo…
Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga
Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Infosiga SP, continue lendo…
“Como adiamento do Censo pode afetar projetos e melhorias na mobilidade”
Por Kelly Fernandes “A ausência de dados e estatísticas limita a capacidade do poder público de responder às demandas da população por mais e melhor infraestrutura de mobilidade. E, em caso de falta de compromisso continue lendo…
Observatório da Bicicleta recebe ótima avaliação na 1ª Pesquisa – Edição 2020
A 1ª Pesquisa de Avaliação do Observatório da Bicicleta por Usuárias e Colaboradoras* foi realizada em julho de 2020, quando completou seis meses de atividade, e trouxe um resultado bastante positivo. A Avaliação foi aberta continue lendo…
Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2020
Apesar de estar há menos de 6 meses no ar, o Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, já pode e deve ser avaliado por seus usuários e colaboradores, continue lendo…
Dados do Strava contribuem para melhoria da infraestrutura de mobilidade urbana
O Strava, maior rede social de participação esportiva do mundo, com mais de 47 milhões de atletas e um milhão de novos usuários a cada 30 dias, anunciou nesta quarta-feira (6/11), o lançamento do Metro continue lendo…
Strava fornece dados para melhorar estrutura cicloviária de cidades
O Strava é o aplicativo de ciclismo mais usado no mundo. Com ele ciclistas e corredores de rua podem marcar os trajetos que percorrem, ter acesso a informações detalhadas de velocidade média, altitude, distância percorrida, continue lendo…