Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Movimentos de mobilidade a pé e por bicicleta pedem proteção à Amazônia e o fim do desmatamento

Campanha “Amazônia Passa Aqui” promove expedições em circuitos urbanos nas 7 capitais do sul e sudeste para estimular a reflexão sobre a importância da floresta e dos povos tradicionais para as grandes cidades Em meio continue lendo…

Leia mais

Polêmica do uso de capacete

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais

Pará: Campanha pela Mobilidade Sustentável teve a adesão de mais de 30 candidaturas

A Campanha pela Mobilidade Sustentável nas Eleiçōes no Pará em 2022, encabeçada por entidades como Coletivo ParáCiclo, Bike Anjo e Pedala Mana, realizou, neste domingo (18), na Praça da República, em Belém, mais uma ação continue lendo…

Leia mais

UCB lança Manifesto pela Readequação de Velocidades

Este ano a UCB – União de Ciclistas do Brasil iniciou a excução do projeto Vias Seguras, uma iniciativa que busca desmistificar a readequação das velocidades dos automóveis nas vias brasileiras e, com base em continue lendo…

Leia mais

Ciclistas lançam manifesto para reduzir velocidade de veículos nas vias

Um grupo de ciclistas lançou, nesta quarta-feira (14), um o Manifesto pelo Readequação de Velocidade nas vias urbanas brasileiras, como uma ação do projeto chamado “Vias Seguras”. O objetivo da petição organizada pela União dos continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições da sociedade sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta, um amplo plano de ações até o ano de 2030, formulado por diversas organizações da continue lendo…

Leia mais

3 Ações para promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2022: eventos e notícias

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017. A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta pela continue lendo…

Leia mais

Projeto de compartilhamento de bicicletas em comunidades beneficia moradores de baixa renda, no Recife

Um projeto da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e do Centro de Ensino Popular e Assistência Social de Pernambuco (Cepas) tem beneficiado moradores de comunidades de periferias do Recife. Por meio da ação, continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo no RS é totalmente percorrido de bicicleta pela primeira vez

A quarta-feira, 27, teve boas condições meteorológicas para a conclusão de mais uma etapa do Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais do Vale do Rio Pardo. O grupo de santa-cruzenses, integrado por Carlos Corrêa, Giovane Faccin continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 34