Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Primeira ciclofaixa de Antonina (PR) registra aumento de 30% nas viagens diárias

A estrutura, implantada em maio deste ano, além de atrair mais ciclistas abriu caminho para mais uma série de investimentos em políticas cicloviárias Conhecida como a “Cidade das Bicicletas”, Antonina, no litoral do Paraná, teve continue lendo…

Leia mais

Cicloativismo: a luta de cariocas para pedalar com segurança na cidade

Pedalar pelas ruas do subúrbio do Rio de Janeiro vai além do esporte ou da necessidade de deslocamento. Em condições tão adversas, utilizar a bicicleta para se locomover parece cada dia mais um ato de continue lendo…

Leia mais

Arte urbana, cultura popular e bicicleta marcam a 2ª edição do Festival Pedala Macaé

Com atividades gratuitas ao ar livre, evento reuniu cerca de 500 pessoas em Macaé na Cidade do Rio de Janeiro ­ O Festival Pedala Macaé proporcionou um sábado de muita alegria e atividades para os continue lendo…

Leia mais

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro

Segundo um estudo da plataforma americana Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, houve um aumento do uso da bicicleta em diferentes locais do Brasil. Segundo os resultados da pesquisa, houve maior procura por continue lendo…

Leia mais

Caminhada o ciclismo devem desempenhar um papel maior na descarbonização do transporte, de acordo com mais de 400 organizações

Viagens ativas continuam com baixa prioridade e subfinanciadas no mix de transporte e mobilidade  Mais de 400 organizações de 73 países assinaram a Carta Aberta da PATH (Partnership for Active Travel and Health – Parceria continue lendo…

Leia mais

TRANSbike: Efeitos da Terapia hormonal e a Bicicleta

E vou contar um pouco da minha experiência dos 3 primeiros meses de terapia hormonal e o pedalar aqui em Belém do Pará, onde moro. Mas antes, é importante definir o que a hormonioterapia cruzada continue lendo…

Leia mais

Pedalada Entre Museus Acessíveis | 6ª Rodada

Vivemos numa país de contrastes e de desigualdades. Imensos desafios para serem enfrentados com políticas públicas, investimentos em desenvolvimento humano e ações de curto, médio e longo prazo. É muito importante levar educação, cultura, esporte continue lendo…

Leia mais

“Novo governo precisa retomar a Política Nacional de Mobilidade Urbana”

Uirá Lourenço, do Brasília para Pessoas, sugere que o governo Lula recoloque em prática a lei que prioriza pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. O incansável ativista Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas, respondeu continue lendo…

Leia mais

COP27: Organizações pedem mais investimento na mobilidade pedonal e em bicicleta para alcançar metas climáticas

A MUBi é uma das já mais de cem organizações de todo o mundo que, por ocasião da Conferência do Clima COP27, pedem aos Governos e cidades que invistam mais nos modos ativos de deslocação continue lendo…

Leia mais

Ativistas promoveram uma pedalada em São Paulo em memória da ciclista Marina Harkot

Após dois anos da morte da ciclista Marina Harkot, em São Paulo, a família ainda cobra justiça e usa o caso para dar visibilidade aos crimes de trânsito na cidade. No domingo, ativistas promoveram uma continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 34