Instituições de ciclistas
O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.
Cadastros de instituições de ciclistas
Associadas da União de Ciclistas do Brasil
A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.
- Clique aqui para conhecer as Associadas da UB
- Clique aqui para associar-se à UCB
O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.
- Clique aqui para acessar o Mapa das OSCs.
Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici
O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.
- Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.
Notícias relacionadas
Campanha ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ é lançada
A campanha é de caráter nacional e em Niterói está sendo articulada pelo coletivo. É fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à continue lendo…
Bike é o meio mais barato, saudável e essencial para fugir de aglomeração
Nas ruas de Belém é cada vez maior o número de pessoas circulando de bicicleta. Com a pandemia da Covid-19, deixar as aglomerações segue sendo uma das principais formas de se evitar o contágio e continue lendo…
Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante
Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a continue lendo…
Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade
Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…
UCB disponibiliza ferramenta para pressionar prefeituras na pandemia
A UCB – União de Ciclistas do Brasil, através da sua Campanha Bicicleta para futuros possíveis, coloca à disposição das organizações interessadas a ferramenta de pressão do Bonde. A Campanha assessora organizações da sociedade civil continue lendo…
Ciclistas cobram de candidatos medidas de mobilidade sustentável
As Eleições 2020 são uma boa oportunidade para discutir ideias para os próximos anos. Pensando nisso, a Ciclofran (Associação dos Ciclistas de Franca) está promovendo a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”, em Franca. Apoiada pela continue lendo…
Precisamos falar sobre a redução do uso de automóveis
É por isso que grandes causas demandam datas especiais para que se olhe para elas com mais atenção pelo menos uma vez ao ano. Assunto urgente a ser debatido em todo o mundo, a reflexão continue lendo…
O Cidadão na Busca de Cidades Humanizadas
Qual é o papel do cidadão na construção de uma cidade acessível e amigável aos ciclistas? Quais instrumentos estão disponíveis na busca de cidades humanizadas? Essas perguntas servem de guia para o texto. Ao longo continue lendo…
Ciclistas pedem obras cicloviárias em rodovias
Integrantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Associação CicloIguaçu), em Curitiba, pedem para que as novas concessões de pedágio, que devem entrar em operação no fim do ano que vem, incluam obras cicloviárias para melhorar continue lendo…