Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

“Mapa colaborativo mostra os melhores itinerários para pedalar”

“No intuito de indicar as melhores rotas para se pedalar nas principais cidades do Brasil, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (Itdp) lançaram o CicloMapa, continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Federação de Utilizadores de Bicicletas alerta para aumento da velocidade nas cidades”

“A Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicletas constata o aumento da velocidade de circulação de automóveis e motas nas ruas urbanas. José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicletas, afirma que o continue lendo…

Leia mais

Campanha da UCB: “Bicicleta é alternativa de transporte durante e depois da pandemia”

“A campanha nacional “Bicicleta para futuros possíveis“, promovida a partir da União de Ciclistas do Brasil (UCB), chegou ao Espírito Santo por meio do coletivo local Pedalamente, que atua em Vitória. A capital capixaba se soma a outras continue lendo…

Leia mais

“Como utilizar mapas para encontrar ciclovias”

“Quando o assunto é mobilidade alternativa em duas rodas, muitas dúvidas podem surgir, sobre onde circular, regulamentação, segurança entre outras. Desta forma, este conteúdo traz dicas importantes sobre como encontrar as melhores rotas pelo Brasil. continue lendo…

Leia mais

“S. Bárbara lança campanha educativa para segurança de ciclistas”

“Orientar os ciclistas e garantir a segurança. Com este objetivo, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), em parceria com o Pedala SBO lançam uma continue lendo…

Leia mais

“ONG capacita entregadores de bike e propõe formatos de entrega mais justos”

“Com as discussões sobre a precarização do trabalho dos entregadores de aplicativos, que fizeram uma paralisação nesta quarta-feira (1º), as discussões sobre formas alternativas de delivery ganham visibilidade. Modelos de negócio mais justos para o continue lendo…

Leia mais

“Curitiba segue tendência mundial e procura por bicicletas aumenta em meio à pandemia”

“Enquanto grande parte das empresas sofre por conta das restrições à circulação de pessoas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, em Curitiba um setor vem conseguindo crescer, mesmo em meio às adversidades – ou continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas querem mais segurança para pedalar no Recife”

“A reedição da Ciclofaixa de Turismo e Lazer no último sábado (27) levantou a questão da segurança entre os ciclistas. Na sexta (26), a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) divulgou uma nota cobrando continue lendo…

Leia mais

Você sabia que uma bicicleta pode mudar vidas? Conheça o Instituto Aromeiazero

Murilo Casagrande conversa com Vanessa Riche sobre a ONG que promove uma visão integral da bicicleta, como transporte, expressão artística, e também como ferramenta de mudança no modo de vida.

Leia mais

Ação social transforma e doa bikes paradas em prédios

Condomínios residenciais têm, em sua maioria, piscinas, academias e salões de festas. Mas também dezenas de bicicletas acumuladas penduradas, empoeiradas, com peças quebradas, sem uso, e, praticamente, abandonadas nas garagens por moradores. O Instituto Aromeiazero, continue lendo…

Leia mais
1 27 28 29 30 31 34